O Instituto Mário Penna celebra mais um marco importante em sua trajetória de cuidado e compromisso com a saúde pública. No Hospital Luxemburgo, foi realizada a primeira cirurgia de revascularização do miocárdio (ponte de safena) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse procedimento representa um avanço significativo na ampliação do acesso a tratamentos de alta complexidade para pacientes da rede pública.
A cirurgia foi realizada pela equipe de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Luxemburgo, composta pelos médicos Dr. Demétrius Lúcius, Dr. Renato Rabello, Dr. Herbert Coelho e a Dra. Sofia Candia, coordenada pelo Dr. Giancarlo Grossi. “Temos uma alegria muito grande. Hoje conseguimos oferecer aqui, pela primeira vez no SUS, um procedimento de excelência que já realizamos há mais de 25 anos no sistema privado. Agora, conseguimos estender esse cuidado também para quem mais precisa, ou seja, a população atendida pelo sistema público”, comemora Dr. Giancarlo Grossi.
A revascularização do miocárdio, mais conhecida como ponte de safena, é uma das cirurgias cardíacas mais comuns no mundo e fundamental no tratamento de obstruções das artérias coronárias. O paciente submetido à cirurgia realizou três pontes, conforme o planejado, e apresentou boa evolução no pós-operatório imediato.
Tradicionalmente reconhecido como referência em oncologia para pacientes do SUS, o Hospital Luxemburgo, que integra o Instituto Mário Penna, amplia agora sua atuação também para o tratamento de doenças cardiovasculares.
A realização da primeira cirurgia de revascularização do miocárdio pelo SUS marca a transformação da Instituição em 100% SUS, que passará a oferecer toda a gama de tratamentos cardiovasculares com a mesma excelência em saúde já consolidada pelo Mário Penna. Durante todo o período de transição, os atendimentos aos pacientes da saúde suplementar e particulares serão mantidos sem interrupções, sendo gradualmente direcionados para a nova unidade hospitalar.
Com essa conquista, o Instituto Mário Penna reafirma seu compromisso com a saúde, oferecendo um atendimento humanizado, tecnológico e de qualidade para todos.