Nessa quinta-feira, dia 16 de março, o Instituto Mário Penna recebeu representantes da Polícia Militar para alertar os colaboradores sobre a violência contra a mulher. A palestra “Violência Doméstica com foco em Conjugalidade” fez parte da programação especial do Dia das Mulheres e serviu para esclarecer questões sobre o tema.
Confira como foi o Dia da Mulher no Instituto Mário Penna!
Cabo Michele, Cabo Aline, Tenente Gisele e Tenente Álvaro foram os responsáveis por ministrar a palestra e diferenciar cada tipo de violência, além de explicar as providências que devem ser tomadas. “A Polícia Militar vem com o objetivo de levar a informação para que as mulheres denunciem a violência doméstica, seja ela moral, patrimonial, sexual, física ou psicológica. Com isso, damos incentivo e confiança para que elas peçam ajuda e não sofram caladas dentro de casa. Nós e outros órgãos estamos aqui para apoiar e acolher essas mulheres”; ressaltou a Cabo Michele, da 1° Companhia de Prevenção a Violência Doméstica.
A equipe relatou que o trabalho de acompanhamento dessas mulheres conta com diversos outros setores que formam uma rede de apoio completa. “Trabalhamos em conjunto com o Poder Judiciário, Polícia Civil, órgãos de psicologia para acompanharmos cada caso. Nesse processo, criamos formas de proteger, amparar e dar visão de futuro para elas”; esclarece Cabo Aline.
COMO REGISTRAR O BOLETIM DE OCORRÊNCIA:
- Entrar no site da Delegacia Virtual e fazer o registro
- Ir até a Polícia Civil ou Delegacia da Mulher para fazer o Boletim de Ocorrência (B.O.)
Além disso, a vítima pode acionar o 190 e pedir apoio de uma viatura.
Para completar esse momento de aprendizado, o Café 3 Corações e a Forno de Minas apoiaram, mais uma vez, as ações do Instituto Mário Penna. Após a palestra, foi servido um lanche especial para todos os presentes.