Iniciativas que fazem a diferença e auxiliam no aprendizado! Com o intuito de reforçar as orientações repassadas na unidade hospitalar do Instituto Mário Penna, a acadêmica Brenda Maura, da Universidade UniBh, desenvolveu um projeto de conclusão de estágio, supervisonado pela nutricionista Poliana Mendes, o qual visou a confecção de um vídeo educacional autoexplicativo refente as orientações do manejo com dieta enteral e cuidados gerais.
Nutrição Via Enteral
A nutrição enteral (NE) refere-se a todo e qualquer alimento com finalidades especiais, como ingestão controlada de nutrientes, isoladamente ou em associação, de composição definida ou estimada, exclusivamente elaborada e formulada para ser administrada por meio de sondas, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente, visando substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, de acordo com as suas necessidades nutricionais, em ambiente hospitalar, domiciliar ou ambulatorial, objetivando a produção ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas do organismo.
É o nome que se dá a um tipo de tratamento destinado a indivíduos que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca, a despeito de contarem com a integridade do aparelho digestivo. Assim, esses pacientes recebem a alimentação por meio de uma sonda flexível.
A nutrição enteral visa, portanto, oferecer tudo de que uma pessoa necessita diariamente: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água.
Teoria na Prática
O vídeo contém explicações sobre o que é dieta enteral, os tipos de nutrição via enteral, as vias de administração, materias e utensílios necessários e o passo a passo para o preparo da dieta enteral.
Além disso, esse material conta com a orientação de profissionais da equipe multiprofissional do Institituto Mário Penna, enfermagem e farmácia, no qual esclarece o posicionamento correto do paciente, administração de dieta e medicação.
Assista esse vídeo quantas vezes achar necessário, em caso de demais dúvidas, entre em contato com o setor de Nutrição Clínica do Instituto Mário Penna (Hospital Luxemburgo: 3299-9300 ou Hospital Mário Penna: 3489-6623).
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=xI0Bu54mAb0[/embedyt]