Na última segunda-feira, dia 7, a Volmape (Voluntários do Mário Penna) fez uma entrega mais que especial para a equipe de Mastologia do Mário Penna. Em uma ação especial do Outubro Rosa, o grupo de voluntários doou 80 sutiãs cirúrgicos para o corpo clínico distribuir entre as pacientes que passarem por cirurgia de retirada das mamas durante todo o mês. A ação é uma forma de reforçar o compromisso do Mário Penna e da Volmape com o tratamento integral e humanizado do paciente, contando com recursos para oferecer um atendimento de excelência. O direcionamento para a distribuição dos sutiãs será feito pelos mastologistas da instituição, juntamente com o apoio da equipe de Humanização.
Dra. Franciane Abreu, residente de Mastologia, agradeceu a equipe da Volmape pela doação e explicou a importância do uso do sutiã para uma boa recuperação. “Essa doação é um grande presente para as nossas pacientes porque esse sutiã ajuda muito no conforto durante a recuperação. Ele é apropriado para o tipo de cirurgia que a gente realiza. Tem o fechamento frontal, não tem bojo e não tem aro. Nós sempre pedimos para que as pacientes tragam esse tipo de sutiã no pós cirúrgico, mas sabemos que nem sempre eles tem um preço acessível, o que dificulta a aquisição. Então, possibilitar esse recurso para elas é um grande avanço”.
Para Cléssia Pereira, presidente da Volmape, o trabalho nos bazares promovidos pelos voluntários é de grande importância para a realização de ações como essa. “Para nós é uma alegria muito grande fazer essa ação no Outubro Rosa. É uma forma de trazer mais conforto e humanizar o tratamento que o paciente recebe dentro do Mário Penna. Tudo isso só foi possível devido ao trabalho que a gente faz com os bazares que a Volmape promove, como o Bazar do Bem e o bazar fixo ao lado do Hospital Luxemburgo. Tudo o que nós recebemos, nós revendemos e arrecadamos recursos para ações como essa”.
Em suas ações diárias, a Volmape oferta, em média, 600 lanches para pacientes e acompanhantes em quimioterapia no Instituto Mário Penna e distribui itens de necessidade básica e higiene para os pacientes internados. Além disso, apoia e mantém o Coral de pacientes Laringectomizados, composto por pessoas que passaram pela remoção total ou parcial da laringe, financiando a aquisição de próteses fonatórias e outros insumos que permitem a esses pacientes voltar a se comunicar. Os fundos arrecadados também contribuem para a compra de medicamentos e outros materiais essenciais, como sutiãs cirúrgicos.