Em mais uma parceria de grande importância para o Outubro Rosa do Instituto Mário Penna, o Atlético e o Instituto Galo prestaram apoio à campanha durante o clássico mineiro, entre Atlético e Cruzeiro. Em partida disputada na Arena MRV no dia 22 de outubro, pela 28° rodada do Campeonato Brasileiro, as Entrelaçadas, grupo de apoio a pacientes com câncer de mama, entraram em campo antes dos jogadores para divulgar a mensagem da campanha: ‘Quem se importa, se envolve’.
Durante o confronto, os jogadores alvinegros usaram a camisa com a cor rosa no número, além de um patch alusivo à campanha. Três camisas serão leiloadas pelo Instituto Galo, na plataforma Play For a Cause, com 70% do lucro revertido para o Mário Penna. Guilherme Arana, capitão do Atlético, usou a braçadeira também na cor rosa. Além disso, os copos vendidos pelo clube durante o clássico, ganharam as cores da campanha e foram entregues de presente aos colaboradores do Mário Penna que estiveram presentes na ação.
“Entrar em campo em um clássico mineiro foi uma experiência única. Levar a mensagem da conscientização sobre o câncer de mama para tantas pessoas é de extrema importância para cuidarmos das mulheres ao nosso redor. Obrigada Mário Penna e Atlético pela tarde mais que especial!”, agradeceu Carla Fagundes, paciente do Instituto Mário Penna.
Além de ganharem destaque no clássico mineiro, cinco pacientes da instituição foram presenteadas com a camisa especial do Atlético para o Outubro Rosa. Durante o evento de lançamento, no dia 14 de outubro, as Entrelaçadas participaram de um bate-papo sobre prevenção, diagnóstico precoce e a importância da mamografia, na Loja Oficial do Galo. No dia 18, a Dra. Míria Duarte, Oncologista do Mário Penna, foi recebida na sede de Lourdes, para uma palestra destinada aos colaboradores do clube.
No início da campanha, Sérgio Coelho, presidente do Atlético, e Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo, receberam o Dr. José Mourão Neto, Diretor Técnico Assistencial do Mário Penna, e cinco pacientes na Arena MRV para anunciar as ações que foram feitas no mês de outubro.
Campanha Outubro Rosa 2023
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente no Brasil, com uma estimativa de 25 mil novos diagnósticos a cada ano. Por isso, no ano de 2023, o Mário Penna convida toda a sociedade a participar da campanha “Quem se importa, se envolve”, que abrange desde o incentivo à prevenção até o apoio durante o tratamento.
Quem se importa também muda histórias. E essa mudança começa pela prevenção. Dra. Kerstin Kapp, médica mastologista do Mário Penna, ressalta a importância de fazer a mamografia. “Ela é o único exame capaz de identificar o tumor na fase inicial e evitar a realização de um tratamento mais agressivo “, afirma. Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, a recomendação é que as mulheres a partir de 50 anos façam o exame de forma anual.
De julho de 2022 a julho de 2023, a equipe de Mastologia da instituição realizou 7.437 atendimentos para 2.158 pacientes. Além disso, foram realizadas 810 cirurgias e 11.395 mamografias.