Os linfomas são doenças malignas que se originam nos linfonodos, estruturas responsáveis pela defesa do nosso corpo. Podem ser classificados em dois tipos: Linfoma de Hodgkin, que mais frequentemente acomete pessoas entre 20 e 30 anos e os Linfomas não Hodgkin que se dividem em mais de 20 tipos. Os sintomas são muito genéricos, podendo ser confundidos com outras doenças, dificultando o diagnóstico e tratamento precoce, sendo considerada uma doença silenciosa.
Atualmente, o Instituto Mário Penna oferece tratamento para pacientes diagnosticados com linfoma, por meio da equipe da Hematologia. Muito em breve, a instituição ganhará o reforço de três novos estudos clínicos que irão dar alternativas de tratamento aos pacientes, caso aceitem participar, e contribuirão para a inovação e avanço dos tratamentos disponíveis.
Conheça o perfil de cada estudo:
Olympia 1 – Estudo para pacientes com diagnóstico de Linfoma Folicular, não tratados, que prevê o uso de um novo imunoterápico (anticorpo biespecífico), em comparação ao tratamento padrão já existente.
Olympia 2 – Estudo para pacientes com diagnóstico de Linfoma Folicular, não tratados, que prevê o uso de um novo imunoterápico (anticorpo biespecífico) combinado com quimioterapia em comparação ao tratamento com Rituximabe com quimioterapia.
Olympia 3 – Estudo para pacientes com diagnóstico de Linfoma Difuso de Grandes Células B, não tratados, que prevê o uso de um novo imunoterápico (anticorpo biespecífico) combinado com quimioterapia em comparação ao tratamento com Rituximabe com quimioterapia.
Todos os estudos são comparativos, sendo assim, avaliam o melhor tratamento disponível, com o novo tratamento que está sendo desenvolvido e buscam responder três perguntas: melhor, pior ou igual?
“Teremos dois estudos de linfoma folicular e um estudo de linfoma de grandes células B. Todos serão conduzidos pelo Dr. Frederico Nogueira Lisboa e pela equipe de Hematologia e de Pesquisa do NEPI. O início do recrutamento está previsto para o segundo semestre de 2024 e esperamos incluir 20 pacientes no total. As expectativas são as melhores” reforça Cíntia Lima, gerente de Pesquisa Clínica.
Vale a pena lembrar que:
- Todos os estudos são aprovados pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa e pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Mário Penna;
- Todos os estudos são da Fase 3. Ou seja, a segurança dos medicamentos foi validada nas fases anteriores, antes de serem oferecidos aos pacientes;
- Todos os pacientes que entrarem para o estudo, serão acompanhados e monitorados pelas equipes de Hematologia e de Pesquisa Clínica.
Conheça mais sobre a Pesquisa Clínica:
Contatos: email: [email protected] Telefone: (31) 3299-9543