O mês de outubro chegou e com ele a campanha de prevenção ao câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente no Brasil, com uma estimativa de 76 mil novos diagnósticos a cada ano. Por isso, o Instituto Mário Penna, referência no tratamento oncológico em Minas Gerais, dá início à sua tradicional campanha do Outubro Rosa com o tema deste ano: “Quem se importa, se envolve”.
Para além da importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura em até 95%, a campanha de 2023 reforça a relevância do apoio durante o tratamento oncológico. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), cerca de 70% das mulheres são abandonadas por seus parceiros após serem diagnosticadas com câncer. Gizelle Mesquita, Coordenadora de Humanização e Psicologia Hospitalar do Mário Penna, ressalta que os efeitos do abandono são extensos. “Menor adesão ao tratamento, impactos na saúde mental e exacerbação dos efeitos colaterais do tratamento são as principais consequências”.
Diagnóstico precoce e Prevenção
Quem se importa também muda histórias. E essa mudança começa pela prevenção. Dra. Kerstin Kapp, Mastologia do Mário Penna, ressalta a importância de fazer a mamografia. “Ela é o único exame capaz de identificar o tumor na fase inicial e possibilitando um tratamento menos agressivo”, afirma. Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, a recomendação é que as mulheres a partir de 50 anos façam o exame de forma anual.
Além disso, praticar exercícios físicos, manter o peso adequado, ter uma alimentação saudável, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e observar o seu corpo com frequência também são formas de se prevenir contra o câncer de mama.
Fatores de risco
O histórico de saúde familiar é sempre um aspecto para se ter atenção. Para o câncer de mama não seria diferente. Casos de câncer de mama e ovário na família, principalmente antes dos 50 anos, são o principal fator de risco. Obesidade e sobrepeso após a menopausa, exposição prolongada aos hormônios femininos por contracepção ou reposição hormonal, histórico de tratamento com radioterapia no tórax também podem ser citados como aspectos de risco. Nesses casos, é indicado um acompanhamento médico especializado para que estratégias de rastreamento específicas sejam traçadas.
Principais sintomas
O sintoma mais conhecido é a presença de nódulos na mama e/ou na axila. Eles podem se manifestar de forma unilateral e indolor. É preciso estar atento também às alterações nos mamilos, como a saída espontânea de secreção, retração, vermelhidão e descamação.
Equipe de Mastologia do Mário Penna
Seis médicos e três residentes formam a equipe de Mastologia do Instituto Mário Penna. Coordenada pelo Dr. Wagner Paz, a especialidade também conta com Dr. Gustavo Lanza de Mello, Dra. Ana Luiza de Freitas, Dra. Keyla Daniele de Lacerda Rodrigues, Dra. Kerstin Kapp e Dra. Soraya Paim. O grupo de residentes em formação no programa de Residência e Especialização Médica do Instituto Mário Penna é composto por Dra. Sâmela Comério, Dra. Ana Tereza Alvarenga Carneiro e Dr. Marcos de Araújo Nunes Ferreira.
De julho de 2022 a julho de 2023, a equipe realizou 7.437 atendimentos para 2.158 pacientes. Além disso, foram realizadas 810 cirurgias e 11.395 mamografias.
Mamografias gratuitas
Mais uma vez, o Instituto Mário Penna, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, oferecerá 2 mil mamografias gratuitas durante o mês de outubro.
Os exames poderão ser realizados em mulheres de 50 a 69 anos, que não tenham realizado o exame nos últimos 2 anos e que sejam residentes de Belo Horizonte. O agendamento pode ser feito pelo telefone (31) 3349-1212, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
As colaboradoras da instituição que também pertencem a essa faixa etária e atendem aos critérios poderão realizar o exame pelo Plano da Unimed, sem a cobrança da coparticipação. As interessadas devem informar ao gestor, que providenciará a marcação.
Ensino, Pesquisa e Inovação convida voluntárias para estudo de detecção precoce do câncer de mama
Além da oportunidade de realizarem a mamografia para triagem do câncer de mama, as mulheres também serão convidadas a contribuírem com a unidade de Pesquisa Translacional do Mário Penna. As voluntárias da ação poderão participar do “Teste de Triagem do Câncer de Mama por Biópsia Líquida”, um novo método, minimamente invasivo, que avalia por meio de uma amostra de sangue a presença da doença.
Esse método de pesquisa foi premiado como melhor trabalho apresentado pela Unidade no Congresso Brasileiro de Cancerologia 2023. O objetivo de convidar as mulheres a participarem desse processo é checar a conformidade do novo teste com os resultados da mamografia, auxiliando, assim, na descoberta de novos testes de diagnóstico do câncer de mama.
Abertura da campanha
Para abrir a campanha, o Espaço Arte pela Vida, do Hospital Luxemburgo, receberá a escritora Silvia Contaldo com a apresentação do livro Mama Mia, no dia 02 de outubro, às 11h. Após passar por um tratamento de câncer de mama, a autora colocou em palavras a trajetória e superação vividas durante o processo. O evento também contará com um bate-papo com as Entrelaçadas, além da presença do pianista Evan Megaro.
Outras ações
As ações do Outubro Rosa promovidas pelo Instituto Mário Penna foram iniciadas ainda em setembro. Em parceria com o fotógrafo Amós Rodrigues e os maquiadores Gil e Yago Marciano, as participantes da campanha tiveram uma manhã de beleza para o ensaio fotográfico que estampa todas as peças do Outubro Rosa da instituição. As comunicadoras Poliana Rozado e Flávia Moreira, a Dra. Kerstin Kapp, a doadora Vanda Isabel, as pacientes Carla Fagundes e Rosilene Evangelista, acompanhada de seu marido Israel Soares, também marcaram presença.
No dia 5, das 18h às 21h, será realizada a 11° edição do Café com Ciência com o tema “Imunização no cuidado oncológico: um reforço à esperança” no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Além de palestras com importantes nomes da ciência, a ação contará com o Desfile das Entrelaçadas, grupo de apoio das pacientes com câncer de mama do Mário Penna, para abertura. O evento será gratuito e aberto ao público.
Para exercitar o corpo e a solidariedade, a instituição promoverá a 2° Corrida Mário Penna. Com o apoio de empresas como Wellness, Minas Mineração e outros parceiros incríveis, o evento será realizado no dia 29 de outubro, às 8h, no Circuito Pampulha.
O Mário Penna também levará a campanha Outubro Rosa para jogos do Cruzeiro, com o apoio do Mineirão, e do Atlético, na Arena MRV. A loja Luiza Barcelos também será uma apoiadora da campanha.
Os Parceiros de Troco não poderiam ficar de fora. Supermercados BH, Lojas REDE e Verdemar também farão parte dessa causa.
Entrelaçadas
O Grupo Entrelaçadas foi criado em 2018 pelo setor de Psicologia e Humanização do Mário Penna com o intuito de fornecer suporte às mulheres que enfrentam o câncer de mama. O grupo abraça as que passam ou já passaram pelo tratamento. Partilhar experiências, dividir medos e dores e celebrar as superações fazem parte dos encontros das Entrelaçadas.