Com o intuito de prevenir acidentes de trabalho, principalmente relacionados ao uso de materiais perfurocortantes e biológicos, os Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Instituto Mário Penna deram início ao projeto ‘SESMT nas áreas’. As abordagens comportamentais propõem que os colaboradores do setor dialoguem com áreas assistenciais da instituição para conscientizar e sensibilizar sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Durante a abordagem, os responsáveis observam e analisam se o uso de EPI’s está completo e correto. Em caso de ausência ou uso inadequado, o colaborador é orientado e amparado para que receba todos os equipamentos necessários. Os setores de Manutenção, Central de Material Esterilizado (CME) e Higienização foram alguns que receberam a abordagem.
O projeto visa orientar sobre a administração, manipulação, lavagem e descarte correto dos materiais utilizados no Mário Penna. A realização incorreta dessas etapas são as principais causas de acidente de trabalho com materiais perfurocortantes e de exposição biológica. No segundo caso, a projeção nos olhos se torna ainda mais perigosa.
Segundo Cristiano de Sousa, Coordenador do SESMT, a exposição aos materiais biológicos é capaz de transmitir mais de 50 tipos de patógenos diferentes, além de HIV, Hepatite B e C. “O principal risco é a infecção que envolva o contato com fluidos orgânicos potencialmente contaminantes, que são: sangue, líquor, líquido pleural, líquido ascítico, líquido amniótico, fluido com sangue, soro/plasma”. Além disso, as exposições de forma inadequada podem gerar lesões na pele.
SESMT do Instituto Mário Penna
Os Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) são o setor responsável por oferecer recursos para minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade física e psíquica dos trabalhadores durante a atividade laboral. São oito colaboradores responsáveis por realizar o planejamento de ações de prevenção da saúde e segurança para todos que trabalham na instituição, além de assegurar o cuidado e a proteção de cada um.