O mês de outubro marca a mobilização global pela conscientização sobre o câncer de mama. O Instituto Mário Penna abraça essa causa e lança a campanha Outubro Rosa 2025 com o mote “Seu corpo é seu maior aliado”, reforçando a importância do autocuidado como ato de amor e responsabilidade.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e também o que mais causa mortes. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2024 foram registrados cerca de 74 mil novos casos da doença no país. Diante desse cenário, o Instituto Mário Penna destaca a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce, fundamentais para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade.
Mamografias gratuitas: 5 mil exames em outubro
Hoje a instituição é a maior referência na oferta de mamografias pelo SUS em Belo Horizonte. Além de disponibilizar 3 mil exames mensais, amplia sua atuação no Outubro Rosa: após ofertar 2 mil mamografias em 2022 e 2023 e dobrar para 4 mil em 2024, neste ano serão 5 mil exames. Esse avanço já resulta da consolidação do Hospital Luxemburgo integralmente dedicado ao SUS, reforçando o compromisso da instituição com acesso ágil, diagnóstico precoce e maiores chances de cura. Dentro disso, a expansão também integra o projeto Fast Track Oncológico, que reduz o tempo entre suspeita e tratamento de 120 para 21 dias, sustentado em três eixos: fila zero, qualificação do acesso e jornada do paciente.
Os exames serão destinados prioritariamente às pacientes já cadastradas nos centros de saúde, considerando a fila de espera atual. A medida reforça a importância do diagnóstico precoce como estratégia fundamental para salvar vidas.
Para participar, as mulheres devem procurar o centro de saúde de referência e seguir as orientações da equipe de atenção primária, que fará o encaminhamento para o agendamento da mamografia.
Equipe de Mastologia
No Instituto Mário Penna, o cuidado especializado no enfrentamento do câncer de mama conta com a dedicação de profissionais altamente qualificados. A equipe é coordenada pelo Dr. Wagner Paz e formada pelo Dr. Gustavo Lanza, Dra. Ana Luiza de Freitas, Dra. Keyla Lacerda, Dra. Marcela Craide, Dra. Rachel Teatini e Dra. Ana Carolina Guglielmelli Mendonça. A atuação desse time é fortalecida pela residência médica em mastologia, que contribui para a formação de novas especialistas comprometidas com a excelência no atendimento. Atualmente, o grupo é composto pelas médicas residentes Dra. Polyana Martins, Dra. Franciane Abreu, Dra. Laura Pimentel e Dra. Ana Luiza Costa.
Reconhecido como o Maior de Minas no combate ao câncer, a instituição realizou mais de 7 mil atendimentos relacionados a câncer de mama e mais de 900 cirurgias. Além disso, realizou mais de 26 mil mamografias entre julho de 2024 e julho de 2025, frente a 14 mil no período anterior – um salto de 86% que comprova os avanços alcançados e reafirma o papel da instituição na ampliação do acesso e na eficiência do cuidado oncológico.
Entrelaçadas
Criado em 2018 pelo setor de Psicologia e Humanização do Instituto Mário Penna, o Grupo Entrelaçadas oferece suporte a mulheres que enfrentam ou já enfrentaram o câncer de mama. O espaço promove acolhimento, troca de experiências e fortalecimento emocional.
Durante o Outubro Rosa, o grupo participa de diversas atividades, levando mensagens de cuidado, incentivo à prevenção e valorização da vida.
Desfile
Uma das primeiras ações do Outubro Rosa 2025 será dia 5 de outubro, às 20h, no Mercado de Origem, com o tradicional Desfile das Entrelaçadas, que neste ano integra a programação da 28ª edição do Minas Fashion Week. O evento, realizado em parceria inédita, leva para a passarela histórias de pacientes em tratamento, dando visibilidade à força e à superação de mulheres que enfrentam o câncer de mama.
As pacientes irão desfilar com looks da marca Super Bonita e acessórios da Rommanel, em uma noite marcada por emoção, beleza e solidariedade. Com público esperado de mais de mil pessoas, a parceria com o Minas Fashion Week fortalece ainda mais a campanha Outubro Rosa do Instituto Mário Penna, levando informação a novos públicos e promovendo a conscientização de forma abrangente.
Outras ações do Outubro Rosa 2025
A campanha Outubro Rosa 2025 será marcada por uma ampla programação de iniciativas que mobilizam parceiros e a sociedade ao longo de todo o mês.
No Shopping Cidade, o público terá acesso a um espaço especial do Outubro Rosa, com produtos institucionais, rodas de conversa e ativações de conscientização. Já no Minas Shopping, a participação será por meio do programa Conexão Elas e da exposição fotográfica das Entrelaçadas, que reforça histórias de coragem e superação.
Nos estádios de futebol, a mensagem de prevenção ao câncer de mama estará em campo. O Cruzeiro, no Mineirão, e o Atlético, na Arena MRV, terão ações especiais. No Mineirão, além da conscientização, o público poderá acompanhar o Desafio de Gigantes, evento que promete engajamento e visibilidade à causa. Durante as partidas, o projeto Tropeiro do Bem também fará parte da campanha, revertendo R$5,00 de cada tropeiro vendido nos jogos de outubro para o Instituto Mário Penna. A ação é fruto de uma parceria entre os operadores Ancho e Tropeiro Real, que uniram forças em prol da prevenção e do cuidado com a saúde.
A mobilização do Outubro Rosa Mário Penna ganha ainda mais força com o apoio dos Parceiros do Troco Solidário. Neste ano, a Lojas REDE, em parceria com a Dove, reforça sua solidariedade com uma importante ação: a cada R$50,00 em produtos Dove vendidos, o cliente ganhará 1 lenço exclusivo da Campanha Outubro Rosa. Além disso, durante todo o mês de outubro, 1% das vendas de qualquer produto da Flora ( Francis, OX, Neutrox, Kolene e Karina) na Lojas REDE será revertido em prol dos pacientes oncológicos atendidos pelo Instituto. O Supermercados BH também reafirma sua atuação solidária ao lado da Unilever: em outubro, 3% do valor das vendas do CIF cremoso será destinado diretamente à instituição. Essas iniciativas garantem mais recursos para o tratamento humanizado oferecido aos milhares de pacientes do Instituto Mário Penna.
Além disso, o Outubro Rosa ganha força com parcerias especiais. O Woman’s Day, as Filhas de Jó e a marca Luiza Barcelos estarão engajados em ações de mobilização e impacto social. Palestras de conscientização com empresas e instituições parceiras também farão parte da agenda, ampliando o alcance da informação e reforçando a importância do diagnóstico precoce.
Encerrando a programação do Outubro Rosa, a 4ª Corrida Mário Penna reunirá atletas, pacientes, familiares e apoiadores em um momento de celebração à vida, com uma expectativa de público de 3 mil pessoas. O evento, que acontecerá no dia 25 de outubro, na Lagoa da Pampulha, também reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além de incentivar a prática de atividades físicas como forma de prevenção e promoção da saúde, a Corrida reforça seu compromisso com a solidariedade e a transição do 100% SUS na Instituição. Toda a renda arrecadada será destinada integralmente a melhorias na estrutura e no atendimento oncológico prestado a pacientes do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais.
Para tornar esse momento ainda mais especial, a edição deste ano contará com um show dos Baianeiros, levando muita música e energia positiva para celebrar a vida e encerrar a programação do Outubro Rosa em grande estilo.
Prevenção e fatores de proteção
Hábitos saudáveis podem contribuir significativamente para reduzir o risco de câncer de mama. Manter uma rotina de atividades físicas, controlar o peso, adotar uma alimentação equilibrada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e estar atenta às mudanças no próprio corpo são medidas essenciais de proteção.
A amamentação também é considerada um fator protetor. Durante esse período, ocorrem alterações hormonais que reduzem a exposição da mulher a substâncias que favorecem o desenvolvimento da doença, além de estimular a renovação celular, diminuindo as chances de mutações.
Diagnóstico precoce
A mamografia continua sendo o exame de rastreamento mais indicado para identificar alterações suspeitas nas mamas. Quando a doença é descoberta em estágio inicial, as chances de cura chegam a até 95%.
De acordo com a mastologista do Instituto Mário Penna, Dra. Marcela Pinheiro, a adesão ao rastreamento é decisiva:
“O Outubro Rosa é fundamental porque traz conscientização sobre o rastreamento do câncer de mama. Quando o diagnóstico acontece em uma fase inicial, as chances de cura são muito maiores e o tratamento é muito mais leve. Isso muda completamente o desfecho da doença.”
Sinais de alerta
O sintoma mais comum é a presença de nódulos na mama ou na axila, geralmente indolores e em apenas um dos lados. Alterações nos mamilos, como secreções espontâneas, retração, vermelhidão e descamação, também devem ser observadas e investigadas por um especialista.
Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa 2025 é um movimento coletivo que, no Instituto Mário Penna, se transforma em ações concretas de cuidado, transformando informação em prevenção e solidariedade em esperança. Cada ação representa um convite para que a sociedade participe ativamente dessa causa, fortalecendo a missão de oferecer cuidado, acolhimento e tratamento de excelência a milhares de pacientes do SUS.
Conheça os parceiros que apoiam o Outubro Rosa Mário Penna
Patrocínio
Lojas Rede; Dove; Francis; Supermercados BH; Unilever; Cif; Amós; Filhas de Jó
Apoio
Volmape