Simone Amorim, paciente do Instituto Mário Penna, relata que destina um valor muito alto ao deslocamento até o hospital. “A gente gasta muito com Uber, e com o acompanhante, fica mais caro ainda”, disse a paciente. Ela ainda comenta que o decreto foi divulgado em boa hora.
Para receber o benefício, o paciente deve procurar o setor de Serviço Social da instituição e preencher o formulário disponibilizado no Portal de Serviços, de forma online. A entrega da documentação poderá ser feita pela Central de Relacionamento do BH Resolve, onde o paciente deverá realizar o agendamento on-line. Outra opção é pelo próprio Portal de Serviços e procurar por “Vale-Transporte Saúde”. Como critérios para aquisição, a pessoa deve residir em Belo Horizonte e fazer o tratamento nos hospitais credenciados pelo SUS.
Quando o pedido for aprovado, a Prefeitura entrará em contato com o paciente para providenciar a emissão do vale-transporte. É importante destacar que o benefício deve ser renovado a cada três meses.
“O nosso paciente do SUS tem uma vulnerabilidade social muito grande. Devido à essa condição, muitos pacientes deixam de estar no hospital para realizar o tratamento porque não tem condições de estar aqui. Com isso, o Vale-Transporte Saúde vai proporcionar mais aderência ao tratamento”, comentou Gizelle Mesquita, Coordenadora de Humanização e Psicologia Hospitalar do Instituto Mário Penna.