O tropeiro mais famoso do mundo está, mais uma vez, convocado para uma missão nobre. O Tropeiro do Bem chega em sua terceira edição para ajudar na luta contra o câncer de mama. Nos dois próximos jogos do Cruzeiro no Mineirão, contra o Bahia, no dia 18 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro, e contra o Lanús, no dia 23, pela Conmebol Sul-Americana, R$ 5 de cada prato vendido será destinado ao Instituto Mário Penna, instituição filantrópica de saúde especializada em tratamentos contra o câncer.
A ação integra o Outubro Rosa, mês destinado à conscientização das mulheres na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama. O Tropeiro do Bem, é uma parceria do Mineirão com os operadores de bares Ancho Catering e Tropeiro Real. Nas edições anteriores, de 2019 e 2023, foram destinados R$ 30 mil por campanha.
O tropeiro no Mineirão é vendido a R$ 26. De cada venda realizada, R$ 4 será doado pelos operadores de bares e R$ 1 pelo Mineirão. O Mário Penna, por sua vez, oferecerá 45 mamografias aos funcionários das empresas parceiras, reforçando a importância do diagnóstico precoce que aumenta em até 95% a chance de cura da doença.
O Mineirão vende, em média, 4 mil pratos de tropeiros por jogo. Em partidas com o público médio de 50 mil torcedores, chegam a ser vendidas 10 mil unidades. Nos duelos contra Bahia e Lanús, o torcedor vai perceber anúncios da campanha do Outubro Rosa na TVs, telão e sistema de som, e verá a fachada do estádio iluminado de rosa. Durante os fins de semana deste mês o Gigante também ligará seus leds na cor que representa a campanha.
Para a partida contra a equipe baiana, pacientes oncológicas do Mário Penna entrarão em campo antes de a bola rolar com uma faixa para lembrar as cruzeirenses da importância da prevenção. Posteriormente, as pacientes assistirão ao jogo em um dos camarotes do estádio. Na esplanada, vai acontecer a distribuição de materiais de campanha.
Pontapé inicial
Um almoço nesta sexta-feira (11), no Mineirão, oferecido pelo Tropeiro Real, deu início a mais uma iniciativa. “É muito importante quando duas grandes instituições da sociedade mineira, como o Mineirão e o Mário Penna, se unem em prol da solidariedade. É um orgulho para o Mário Penna estar aqui, em mais um ano, levando a mensagem da prevenção, do diagnóstico precoce e da realização da mamografia”, destacou Giovana Cangussú, analista de marketing do Mário Penna.
Casa de todos os mineiros, o Gigante da Pampulha reforça seu compromisso institucional apoiando a campanha. “O Mineirão sabe de seu papel perante a sociedade como plataforma de impacto social e, por isso, está sempre à disposição para colaborar, tanto na arrecadação de recursos financeiros quanto no trabalho informativo, usando-se de nossos canais de comunicação direta com os torcedores em dias de jogos ou em nossas redes sociais”, afirmou Ursula Nogueira, gerente comercial do Mineirão.
Integrante do grupo Entrelaçadas – criado em 2018 pelo setor de psicologia e humanização do Mário Penna para dar suporte às mulheres que enfrentam o câncer de mama –, Cristiane Xavier comemorou a repetição da iniciativa. “Fico feliz em saber que as doações do tropeiro do Mineirão são destinadas ao Mário Penna. As doações vão favorecer nossos pacientes para um melhor tratamento”, ponderou.
Coordenadora de recursos humanos do Tropeiro Real, Rosângela Soares passou por um tratamento de câncer de mama em 2023. “Me saí bem no tratamento por já conhecer a campanha. É importante se informar, se tratar e aceitar a situação. Me sinto feliz em poder passar para as pessoas o que eu passei e estimular outras mulheres a se prevenirem”, reforçou.
Campanha Outubro Rosa
No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Instituto Mário Penna abraça a campanha Outubro Rosa que, neste ano, destaca o autocuidado como um ato de amor próprio e responsabilidade. Com o tema “Seu corpo te ama. Ame de volta”, a instituição volta os olhares ao tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e o que mais causa mortes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que, em 2024, 74 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no país.
E, para mudar esse cenário, a prevenção e o diagnóstico precoce são ações essenciais. Como formas de evitar o câncer de mama, as principais recomendações são praticar exercícios físicos regularmente, manter o peso adequado, ter uma alimentação saudável, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e observar o seu corpo com frequência.
A amamentação é considerada um fator protetor. Segundo o Inca, isso acontece porque, nesse período, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama caem. Além disso, alguns processos que ocorrem durante a amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético, diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher.
Para o diagnóstico precoce, a mamografia é o método de rastreamento mais indicado. Mastologista do Mário Penna, Ana Luiza de Freitas explica que, se a doença for descoberta nas fases iniciais, as chances de cura chegam a até 95%. “Hoje, a recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres de 50 a 69 anos façam a mamografia de forma anual. Ela é o principal método de diagnóstico precoce da doença, o que impacta em um tratamento mais efetivo e, consequentemente, redução da mortalidade pelo câncer de mama. Por isso, gostaria de reforçar a importância de realizar os exames regularmente, além de manter as consultas médicas em dia. Vamos priorizar a nossa saúde e o cuidado conosco”, ressalta a especialista.
Fonte: Mineirão