O Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela UNESCO e é comemorado no dia 17 de maio. É uma data destinada à reflexão sobre as questões ambientais e sobre as consequências do consumismo.
Uma reflexão importante a ser realizada nessa data é avaliar porque continuamos a explorar recursos naturais não renováveis do ambiente, se conseguimos utilizar como matéria-prima produtos que já estão em circulação, antes que os mesmos sejam tratados e destinados como resíduos.
A reciclagem em residências também é um meio de atitude de conscientização do meio ambiente, um jeito rápido e prático que auxilia o descarte correto de resíduos que podem ser utilizados em outro momento na indústria.
O setor de Gestão Ambiental do Hospital Luxemburgo possui um programa permanente de gestão de resíduos que possibilitou que cerca de 16% do resíduo comum produzido no ano de 2017 fosse reciclado.
Além da reciclagem dos resíduos comuns, semelhante aos gerados em domicílios, a unidade também encaminha para a reciclagem alguns resíduos químicos, como fixadores, reveladores e chapas de raio-x, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo lubrificante e óleo de cozinha.
Natália Lá-Badié Dolabela
Profissional em Meio Ambiente do instituto Mário Penna.