A 13ª edição do Café com Ciência ganha os palcos do maior centro de produção cultural de Minas Gerais, o Palácio das Artes. O evento, que mais uma vez se une à campanha Julho Verde, chega em uma edição super especial, trazendo o Coral Mário Penna de Pacientes Laringectomizados, que celebra 10 anos de existência, para uma apresentação na abertura do evento.
Com o tema “Avanços no tratamento do câncer de cabeça e pescoço: uma jornada pela pesquisa”, a ação acontecerá na Sala Juvenal Dias, no dia 31 de julho, a partir das 18h e segue em formato aberto e gratuito. A ação faz parte do Julho Verde Mário Penna, mês dedicado à prevenção contra os tumores de cabeça e pescoço, ou seja, tumores que surgem na tireoide, na boca, na garganta, na laringe, entre outros.
A campanha deste ano chega com o tema “O câncer deixa marcas. Mas, antes, dá sinais” e faz um chamado a toda a sociedade a se prevenir contra o câncer de cabeça e pescoço, bem como a estar atenta aos principais sinais e sintomas. Neste tipo de câncer, que acomete em sua grande maioria homens, o diagnóstico precoce é muito importante, uma vez que quando detectado no início, as chances de cura aumentam consideravelmente.
Esta edição do 13º Café com Ciência é ainda mais especial, pois comemora os 10 anos do Coral Mário Penna de Pacientes Laringectomizados. Fundado em 2014, o Coral conta, atualmente, com 11 pacientes que perderam a voz para o câncer mas ganharam na música uma forma de superação, reabilitação e uma nova chance de vida. Há uma década, esses pacientes/cantores deixam por onde passam uma mensagem de prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço.
Além da apresentação, o 13º Café com Ciência mantém a tradição de trazer importantes nomes da ciência e da pesquisa para um diálogo aberto com o público. Dessa vez, Rafael Malheiros, médico cirurgião especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, Paulo Seraidarian, doutor em odontologia restauradora e Kênia Martins, oncologista do Mário Penna e mestranda em Saúde do Adulto, são palestrantes do evento. A mediação ficará por conta da Dra. Letícia Braga, gerente de Pesquisa Translacional da instituição.
O objetivo do evento é criar um ambiente propício para diálogos e intercâmbios de conhecimento sobre experiências e avanços nas áreas de tumores de cabeça e pescoço, além de proporcionar maior acesso às produções científicas na pesquisa em saúde. Desta forma, o projeto Café com Ciência combina cultura, arte, ciência e inovação em uma discussão significativa para os avanços da inovação em saúde.
Serviço
- Dia: 31.2024 (quarta-feira);
- Horário: 18h às 21h;
- Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes;
- Endereço: Afonso Pena, 1.537- Centro;
- Formato: Presencial, aberto ao público e gratuito.
- Link de inscrição: https://bit.ly/cafecomciencia13