Um presente que transforma o futuro. Esse foi o tema da campanha da Agenda 2024 do Mário Penna. Pelo quarto ano consecutivo, a agenda solidária da instituição é abraçada pelos mineiros como um item indispensável para começar o ano com o pé direito. Ela ajuda a organizar o dia a dia, priorizar tarefas e planejar sonhos. Além disso, também é uma chance de exercer a solidariedade e transformar o futuro de milhares de pacientes oncológicos atendidos pela instituição.
Como uma instituição filantrópica de saúde, o Mário Penna viabiliza seu trabalho por meio de doações, e a campanha das agendas é mais uma iniciativa de arrecadação para cobrir o déficit de um terço de seu custo operacional. Isso acontece pela remuneração defasada dos procedimentos pela tabela SUS (Sistema único de Saúde), que hoje representa 85% dos pacientes atendidos em suas unidades. Apenas no primeiro semestre de 2024, a instituição já realizou mais de 137.664 atendimentos a pacientes da saúde pública. Os recursos doados cobrem o valor, em média, de R$7 milhões de reais, necessários para manter os atendimentos e ainda uma infraestrutura completa que requer investimento contínuo em sua manutenção e modernização.
A campanha da Agenda 2024 contou com diversos parceiros que acreditaram no poder de transformação por meio das doações. Os Supermercados Verdemar, hoje com 16 lojas em Belo Horizonte, e também parceiro do Mário Penna no Troco Solidário, disponibilizou as agendas em todas as suas unidades no período de janeiro a março. Além disso, Shopping Cidade, Corrida Park Run, Mercado Central e Clube Jaraguá deram visibilidade para a causa, cedendo o espaço de seus estabelecimentos para a ação das agendas, onde foram entregues 623 unidades. Com o trabalho da equipe do Posso Ajudar, que atua dentro das unidades do Mário Penna e nas ações externas, foram adquiridas 884 exemplares.
Por meio das Centrais de Telemarketing, nos meses de dezembro e janeiro, a campanha foi divulgada para antigos e novos doadores, que doam por meio das contas de água, luz, telefone e cartão de crédito. Novos doadores que assumiram uma doação recorrente receberam a agenda, assim como os antigos que ampliaram o valor doado de forma fidelizada, totalizando 370 agendas.
Pela internet, as doações para aquisição da agenda aumentaram em aproximadamente 250% em comparação a edição de 2023, gerando uma oferta final de 454 exemplares. A campanha foi divulgada nos perfis de redes sociais do Mário Penna, como Instagram, Facebook, Linkedin e TikTok. O impulsionamento das postagens obteve resultados de 1.477.943 de alcance, 1.905.049 impressões e 6.718 cliques. Já com o apoio dos veículos de comunicação, como Jornal O Tempo, BH Mídia, Jornal Belô e Rádio Antena 1, a instituição recebeu R$77.003,00 em doações de inserção de mídia, como painéis de led, anúncios de jornais, spots em rádios, entre outros.
Com isso, a campanha da Agenda Mário Penna 2024 teve 5.000 exemplares entregues em diversos canais de doação, além dos exemplares distribuídos para parceiros que contribuem em outros projetos de arrecadação e, também para divulgar a campanha, durante os meses de outubro de 2023 a março de 2024. Ao fim da campanha, o valor total arrecadado foi de R$423.289,27, sendo 57,6% deste total referentes a doações recorrentes via contas de água, luz, telefone e cartão de crédito. A arrecadação possibilita a manutenção dos atendimentos de excelência da instituição para cerca de mil pacientes diariamente. A exemplo disso, em apenas um dia, são gastos R$ 1milhão. No que se refere às internações, o valor permite custear 244 diárias de CTI ou 862 diárias na enfermaria.
Sobre a Agenda
Para que a agenda possa estar presente em todos os momentos, ela é estruturada com capa dura e espiral dupla, o que aumenta a resistência e a durabilidade. Do ponto de vista da disposição visual das páginas, os meses são separados por uma página com o calendário mensal, principais feriados e datas importantes no âmbito da saúde, além de um espaço para anotações. As páginas diárias são inteiras, com exceção dos sábados e domingos, que dividem o mesmo espaço. Todos os dias possuem espaço para marcação de horário. Nas páginas iniciais, a agenda conta uma folha dedicada aos dados pessoais para identificação, além de uma breve descrição das unidades que fazem parte do Instituto Mário Penna.
As novidades da edição deste ano facilitam a organização, sem deixar de lado o papel de conscientização proposto pelo Mário Penna. Como melhorias de praticidade, a agenda possui elástico, porta documentos e marcador de páginas. Para reforçar as campanhas de prevenção da instituição e a importância de cuidar da saúde com exames e consultas regulares, uma das folhas iniciais é uma cartela de adesivos coloridos com lembretes que podem ser colados tanto na agenda, quanto em outros locais.
Além de ser um sucesso entre os colaboradores da instituição, a agenda já se tornou parte da rotina de milhares de mineiros que acreditam na missão do Mário Penna no combate ao câncer. Em virtude da solidariedade e apoio dos doadores, a instituição já planeja uma nova edição.