Nesta quinta-feira, 29, o Mário Penna deu as boas vindas aos 33 novos residentes. A instituição recebeu os novos médicos em um encontro que reuniu diretoria e representantes de alguns setores. Além de proporcionar um coquetel, o encontro abordou a missão, a visão e os valores do Mário Penna, bem como toda a trajetória que faz a instituição referência no combate ao câncer em Minas Gerais.
O Programa de Residência Médica do Mário Penna é um dos mais reconhecidos no estado pela excelência. Coordenado pelo Dr. Ellias Lima, Oncologista da instituição, o programa é uma iniciativa do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação e engloba 11 especialidades (Anestesiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Mastologia, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica, Radioterapia e Urologia) e um curso de especialização (Ginecologia Oncológica). Para o ano de 2024 foram ofertadas 41 vagas, sendo 33 já preenchidas.
Durante a recepção, Dr. Ellias Lima, Coordenador da COREME, também falou sobre o quão importante é para o Mário Penna receber esses novos profissionais. Ele reforçou que essa é uma troca dupla de aprendizados, e que a instituição tanto ensina quanto aprende com os médicos residentes.
Para o Dr. Iago Fontes Carvalho, residente que está iniciando na Oncologia Clínica, as perspectivas são as melhores. “A expectativa é muito boa. Nosso objetivo é tentar criar o melhor ambiente de trabalho possível, porque serão três anos aqui. Eu escolhi o Mário Penna, porque na minha área é uma instituição que tem muita história e é muito tradicional aqui em Belo Horizonte, com o maior serviço na parte de oncologia. Não teria ambiente melhor para começar esse ciclo” afirmou.
O encontro possibilitou um momento de interação entre os novos médicos e os profissionais do Mário Penna e permitiu que eles conhecessem um pouco mais dos espaços da instituição. Além disso, os residentes puderam se reunir com os preceptores e alinhar as expectativas de trabalho para o ano.