Para o Instituto Mário Penna, o Dia das Mulheres tem um significado ainda mais especial. Além de comemorar a força, a potência e os direitos conquistados pelas mulheres, a instituição celebra aquelas que transmitem acolhimento, esperança e dedicação através da profissão. Afinal, o Mário Penna conta com mais de 70% de colaboradoras do sexo feminino. Com o intuito de homenageá-las, nos dias 7 e 8, foram realizadas diversas ações especiais.
Dentro da programação especial, o autocuidado foi o tema principal. Pacientes e colaboradoras da Casa de Apoio Beatriz Ferraz receberam uma sessão de maquiagem para realçar a beleza de cada uma. No Hospital Luxemburgo, as colaboradoras participaram de uma palestra sobre violência contra a mulher, ministrada por Aline Risi, escrivã da Polícia Civil de Minas Gerais e idealizadora e presidente do Instituto Amadas, de acolhimento à mulher em Minas Gerais.
Já no dia 8, a manhã começou com uma entrega de brindes para todas as mulheres que trabalham no Mário Penna. Além disso, pacientes e colaboradoras que passaram pelo Espaço Arte pela Vida, no Hospital Luxemburgo, participaram de uma sessão de maquiagem em parceria com a Dailus. As primeiras mulheres a participarem da ação também foram presenteadas com um voucher de escova e reestruturação capilar no Salão Socila, na unidade São Bento. A cantora Rayane Boldrini deixou o dia ainda mais especial com uma apresentação musical. E, durante a tarde desta sexta-feira, a equipe de Humanização e Psicologia preparou uma sessão cinema, com o filme nacional “Angela”, de forma a complementar o debate sobre violência contra a mulher realizado na quinta-feira.
Para fechar a programação do Dia das Mulheres, duas pacientes participaram de um dia de beleza no Salão Socila, com direito a hidratação, corte e tintura no cabelo, além de maquiagem e unha.
“Para mim, ser mulher é ser determinada, ter ousadia e garra. Hoje, no Dia Internacional da Mulher, recebi esse presente do Instituto Mário Penna. Esse momento levantou a minha autoestima e me relembrou o quanto sou forte e corajosa para enfrentar esse tratamento. Gostaria muito de agradecer toda a equipe que participou dessa ação”, agradeceu Sandra Maria Alves, paciente oncológica que trata um câncer colorretal há dois anos.