Você sabe o que é Pronon? É o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. Ele tem a finalidade de captar e canalizar recursos para a prevenção e o combate ao câncer, englobando a promoção da informação, a pesquisa, o rastreamento, o diagnóstico, o tratamento, os cuidados paliativos e a reabilitação referentes às neoplasias malignas e afecções correlatas. O Núcleo de Ensino e Pesquisas (NEP) vem submetendo, anualmente, projetos de pesquisa ao Ministério da Saúde através do Pronon, e realizando o desenvolvimento da pesquisa em oncologia aqui no Instituto Mário Penna.

Segundo Dra. Letícia Braga, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Translacional, os projetos integram diferentes plataformas de avaliação, que incluem a análise do perfil imunológico das pacientes, tanto no local da lesão quanto no sangue (perfil sistêmico) e sequenciamento de DNA pelo método de sequenciamento de nova geração (Next Generation Sequencing-NGS). “O objetivo dessas pesquisas é desenvolver painéis de biomarcadores para câncer de colo uterino, ovário e mama, como estratégia para a prevenção e controle do câncer”; explica.

Para o desenvolvimento do projeto, durante os meses de janeiro a dezembro de 2020, 164 mulheres com câncer de colo uterino, 102 com câncer de ovário e 99 com câncer de mama, atendidas no ambulatório de Ginecologia Oncológica e Mastologia, aceitaram, voluntariamente, participar das pesquisas do NEP. “A participação de cada uma dessas mulheres é muito importante para que os resultados obtidos possam gerar conhecimento do perfil genético e imunológico dos tumores e permitir intervenções terapêuticas mais efetivas, contribuindo para a redução da mortalidade e morbidade das mulheres com câncer”; ressalta Dra. Letícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas tags e atributos <abbr title = "HyperText Markup Language"> HTML </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, como podemos ajudar?