Ao longo deste ano, de mês de março a novembro, o Instituto Mário Penna – Ensino, Pesquisa e Inovação promoveu seis edições do evento “Café com Ciência”, em Minas Gerais. O Seminário consiste em uma série de simpósios que favorecem o desenvolvimento do saber científico e promovem uma reflexão acerca da oncologia e da produção acadêmica no Brasil. Neste último fim de semana, dias 18 e 19 de novembro, a unidade encerrou a sua temporada de palestras do ano com uma ação que reuniu mais de 100 convidados na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.
Na noite de sexta-feira, 18 de novembro, 60 convidados, entre Diretores do Instituto, representantes da Indústria Farmacêuticas e do setor da Saúde, renomados palestrantes e demais colaboradores do Mário Penna, participaram do jantar de encerramento do projeto, no restaurante “O Passo Pizza Jazz”, em uma experiência da mais alta gastronomia mineira. Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna, destaca que o todo o evento propõe uma discussão a respeito da promoção da saúde oncológica, por meio da educação, aos diversos “players do mercado” da saúde. “Esse foi um ano muito importante para a instituição e o “Café com Ciência” foi um grande marco nessa trajetória de consolidação de um novo posicionamento estratégico, que visa não só no atendimento aos pacientes, na assistência, mas também a produção de ciência e de tecnologia no estado e no país”.
Em sequência ao jantar, já no dia 19 de novembro de 2022, sábado, o evento, além de contribuir de modo construtivo e autocrítico para a formação acadêmica de alunos, das equipes multidisciplinares e demais participantes, trouxe quatro mesas de discussões que abordaram o tema “As Fronteiras do Conhecimento no Diagnóstico do Câncer”. O Seminário realizado com o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Museu da Inconfidência de Ouro Preto, contou com a presença de 20 conteudistas, em 15 painéis, por todo um dia de palestras no Cine-Teatro Vila Rica – um dos mais tradicionais cinemas de Minas Gerais. Rosalina de Assis, Museóloga e Coordenadora do Setor de Exposições do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, ressalta que por meio do Instituto Brasileiro de Museus e suas 30 unidades Federais, foi viabilizada a cessão do espaço para a realização do evento, visando assim um investimento em ações de cunho educativo, cultural e da área da saúde, como o Simpósio de Oncologia do Mário Penna. “Estamos de portas abertas para a instituição”; conclui a museóloga.
Os mais de 100 participantes do Simpósio puderam conferir discussões temáticas como os avanços terapêuticos no diagnóstico do câncer, seja no cenário da Oncologia ou da Hematologia, bem como uma instigante discussão a respeito do fomento à pesquisa e à inovação no Brasil. Destaca-se a palestra do Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (SEPEF/MCTI), Dr. Marcelo Morales, que trouxe um panorama nacional a respeito do desenvolvimento de insumos e editais que fomentam a ciência no Brasil.
Ainda no Simpósio foi promovido um debate a respeito das novas tendências mundiais da Pesquisa Clínica. Para o Dr. Chao Lung Wen, professor da Universidade de São Paulo (USP) e Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telesaúde, um dos principais destaques do dia, o estímulo à reflexão e ao desenvolvimento de pesquisas cria uma linha de cuidados oncológicos e integrado, voltado para a atenção global dos pacientes desde a prevenção até aos cuidados de reabilitação. “Esse é um evento para promover a reflexão de como aumentar a velocidade e a qualidade da Pesquisa no Brasil. A importância da telemedicina na ciência, por exemplo, é formar uma rede multicêntrica que acelera as investigações e agiliza todo o processo da padronização em pesquisa e farmacovigilância, fazendo desta área, associada à assistência, uma importante linha de cuidado”, conclui o médico.
O “Café com Ciência” trouxe ainda uma novidade para o formato do Simpósio, que foi o primeiro Seminário de Iniciação Científica do projeto, nesta ano de 2022. Essa mesa de discussão foi mediada pelo Professor Adjunto do Departamento de Farmácia (EFAR) da UFOP, o Dr. Wander Jeremias, que abordou o pensamento científico como um diferencial na formação de profissionais da área da saúde. A palestra ressaltou o fortalecimento da divulgação científica para além dos laboratórios e produções de artigos, mas também para a construção de uma rede que fomente as evidências e argumentos científicos no país.
A Iniciação Científica consagrou-se como o momento mais importante do Simpósio. Após o palco do evento receber diversos profissionais de renome da saúde no país, o espaço de discussão foi cedido aos novos e futuros pesquisadores da área da saúde. Ao todo, sete alunos de iniciação concorreram ao prêmio dos três melhores artigos científicos do ano, do Instituto Mário Penna – Ensino, Pesquisa e Inovação. O Diretor da unidade, Dr. Márcio Sanches, ressalta que o “Café com Ciência” foi um modelo de sucesso que se encerrou, neste ano, com uma grande festa em Ouro Preto, marcada pela presença de relevantes profissionais da área oncológica. “Mudamos radicalmente a nossa história e estamos construindo um posicionamento estratégico, que faz com que o Instituto se torne, de fato, uma grande referência no Estado de Minas Gerais”. O diretor conclui ainda que muito está por vir como, ainda neste ano de 2022, o Primeiro Simpósio multidisciplinar do Instituto Mário Penna, além de um ano de 2023 repleto de novos projetos de ensino, pesquisa e inovação.