No mês de outubro, o Instituto Mário Penna promove uma grande campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90. Ao longo dos anos, ele foi adotado pelos demais países para chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
No Instituto Mário Penna, a abertura da iniciativa acontece no dia 2 de outubro, com um evento interno de humanização que contará com a participação de pacientes com câncer de mama e profissionais de enfermagem. Durante todo o mês, a campanha irá realizar ações para promover a prevenção do câncer de mama, além de incentivar a participação de pacientes por meio de depoimentos sobre superação e enfrentamento da doença. Estas ações serão realizadas em empresas parceiras da Instituição como as Lojas Rede, Supermercados BH e Verdemar.
O Instituto também disponibilizou 2.500 exames de mamografia, para mulheres de 50 a 69 anos, sem a necessidade de passar pelo posto de saúde antes. As vagas foram todas preenchidas na quarta-feira, 17/10.
A mastologista do Instituto, Kerstin Kapp Rangel, afirma que a forma de fazer um diagnóstico mais eficiente é realizar o controle anual com mastologista, mamografia regularmente e autoexame mensal. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), se a mulher tem diagnosticado um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%.
Sobre o Câncer de Mama
Com o objetivo de despertar a ideia da prevenção e a importância do diagnóstico precoce, a campanha busca difundir informações a respeito da doença e o engajamento da população ao longo de todo o mês. A intenção é promover a conscientização sobre o câncer de mama para além da realização da mamografia anual. Ela busca principalmente ressaltar a importância do diagnóstico precoce por meio da avaliação de exames físico e clínicos e incentivar as mulheres a manterem hábitos de vida saudáveis, como a ingestão de frutas e legumes que contêm vitaminas e fibras que auxiliam nas defesas naturais do corpo.
De acordo com o presidente do Instituto Mário Penna, Paulo José de Araújo, a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de colocar em evidência uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil. “O Instituto Mário Penna realiza a campanha porque considera que a promoção de saúde e a prevenção ao câncer são pontos prioritários para o bem-estar da sociedade”, afirma. “Isto também está na nossa Visão Institucional – ‘Ser uma instituição de referência em prevenção, diagnóstico, ensino e pesquisa em câncer’. Desta forma, campanhas de prevenção ao câncer estão intrínsecas a nossa atuação e razão de existir, e o Outubro Rosa é a maior delas”, completa.
Campanha Outubro Rosa
Com o objetivo de despertar a ideia da prevenção e a importância do diagnóstico precoce, a campanha busca difundir informações a respeito da doença e o engajamento da população ao longo de todo o mês. A intenção é promover a conscientização sobre o câncer de mama para além da realização da mamografia anual. Ela busca principalmente ressaltar a importância do diagnóstico precoce por meio da avaliação de exames físico e clínicos e incentivar as mulheres a manterem hábitos de vida saudáveis, como a ingestão de frutas e legumes que contêm vitaminas e fibras que auxiliam nas defesas naturais do corpo.
De acordo com o presidente do Instituto Mário Penna, Paulo José de Araújo, a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de colocar em evidência uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil. “O Instituto Mário Penna realiza a campanha porque considera que a promoção de saúde e a prevenção ao câncer são pontos prioritários para o bem-estar da sociedade”, afirma. “Isto também está na nossa Visão Institucional – ‘Ser uma instituição de referência em prevenção, diagnóstico, ensino e pesquisa em câncer’. Desta forma, campanhas de prevenção ao câncer estão intrínsecas a nossa atuação e razão de existir, e o Outubro Rosa é a maior delas”, completa.
O Instituto Mário Penna em números
O Instituto Mário Penna é uma das principais instituições filantrópicas de saúde de Minas Gerais e é composto pelos Hospitais Mário Penna e Luxemburgo, a Casa de Apoio Beatriz Ferraz e o Núcleo de Ensino e Pesquisa. O Instituto tem mais de 60% dos seus pacientes provenientes do SUS e responde por cerca de 70% dos atendimentos dos novos casos de câncer da Região Metropolitana de Belo Horizonte e mais de 20% do total de novos casos de câncer em todo o estado.
A instituição atende a pacientes de cerca 760 municípios mineiros. Em 2017, realizou 240 mil sessões de radioterapia, 33 mil de quimioterapia, 100 mil consultas, 1,2 milhões de procedimentos e 60 transplantes de medula óssea. Para 2018, a expectativa é que as doações ajudem a manter o pleno funcionamento das unidades do Instituto Mário Penna, ameaçado pela situação econômica vivida pelo país e Minas Gerais.