A identificação de bactérias multirresistentes é um processo fundamental para o controle e prevenção de infecções hospitalares. Nestas situações, a rapidez e precisão são essenciais para direcionar o tratamento adequado e reduzir o risco de disseminação desses microrganismos resistentes aos antibióticos disponíveis. Como forma de aprimorar o processo, a enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do Mário Penna, Brenda Ubaldo desenvolveu um software inovador capaz de reduzir o tempo de identificação. O projeto científico intitulado “Revolucionando a identificação de Bactérias Multirresistentes: Microbiologia Robotizada com Excelência em Tecnologia, Velocidade e Precisão” foi premiado com o primeiro lugar por duas faculdades: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O sistema desenvolvido com o apoio de seu irmão Breno Ubaldo, engenheiro de computação e cientista de dados, utiliza algoritmos avançados e banco de dados completos para analisar os resultados de testes laboratoriais e identificar com precisão o tipo de bactéria presente, bem como sua resistência a diferentes antibióticos. Além disso, a proposta do software é evidenciar os resultados em até dois dias. Atualmente, a grande maioria das ferramentas disponíveis no mercado analisa os resultados em até cinco dias.
“Além de agilidade e redução de erros, a utilização de um software para identificação de bactérias multirresistentes traz outras vantagens, como a melhoria no monitoramento e controle das infecções causadas por esses microrganismos. Além disso, promove uma gestão mais eficaz dos cuidados de saúde, reduzindo o tempo de espera para o paciente, aumentando sua sobrevida e facilitando o acesso às informações médicas necessárias”, explica Brenda.
Com uma identificação rápida das bactérias, os profissionais de saúde podem coordenar melhor o atendimento, garantindo uma comunicação mais eficaz entre as equipes através do cuidado integrado. Dessa forma, as melhorias também impactam de forma positiva na segurança do paciente. As vantagens da nova tecnologia vão desde maior eficiência operacional até a redução de custos associados ao atendimento, uma vez que o software aumenta a precisão dos tratamentos escolhidos.
Parabéns!!! Muito orgulho de trabalhar com você.
Parabéns pelo excelente trabalho Brenda. Estamos muito orgulhosos de você