fbpx

O Dia do Farmacêutico é comemorado no dia 20 de janeiro. E essa profissão é um dos pilares de uma unidade de saúde. Atualmente, no hospital Luxemburgo, trabalham sete farmacêuticas. Todas de uma mesma equipe, responsável por cinco farmácias que realizam a dispensação de medicamentos e materiais médicos hospitalares para todos os pacientes atendidos no hospital).

No subsolo está localizada a farmácia da Quimioterapia, onde atuam as farmacêuticas: Carolina Profeta e Priscila Assis. Nela, são validadas uma média de 3.500 prescrições/ mês, manipuladas cerca de 2 mil bolsas de quimioterapia/ mês e com o apoio dos Técnicos em Farmácia realizamos a movimentação em média de 106 mil insumos entre medicamentos e material médico hospitalar.

No térreo está localizada a farmácia PA/SADT que atende os setores de Pronto Atendimento (SUS e Convênio) e exames e procedimentos realizados pelo SADT, no primeiro piso estão localizadas as farmácias do Bloco Cirúrgico, o CTI/UCO  e no segundo andar, está a farmácia da Unidade de Internação, onde atuam as farmacêuticas: Mariana Diniz e Jéssica Ferro. Por estas unidades, movimentam mensalmente, uma média de 283 mil medicamentos e Materiais médicos hospitalares.

As profissionais são as responsáveis por todas as demandas que envolvem medicamentos no hospital. Elas conversam com os pacientes, analisam e validam prescrições médicas, autorizam o uso das medicamentos e orientam todos os profissionais da equipe multiprofissional, corpo clínico e pacientes/ acompanhantes quando algum problema ou dúvida relacionado a medicamentos aparecem.

Além das farmacêuticas, o setor também conta com o trabalho de 47 auxiliares de farmácia e seis técnicos em farmácia.

Catarina Leal, Coordenadora Farmacêutica, explica mais sobre o setor. “Somos um time forte e dedicado que lidera um setor de extrema importância e enorme responsabilidade dentro da Instituição. É a farmácia que libera todos os medicamentos e os materiais hospitalares, que são destinados aos pacientes. Desde o atendimento das prescrições e entrega de kits que contém os medicamentos e materiais hospitalares até o acompanhamento dos pacientes, realizado pelas farmacêuticas Clínicas Pollyanne Lacerda e Juliana Ramos ).

Parabéns aos Farmacêuticos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas tags e atributos <abbr title = "HyperText Markup Language"> HTML </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, como podemos ajudar?