Endocrinologia é a área responsável por cuidar do funcionamento das glândulas do corpo humano, e consequentemente dos aspectos hormonais e metabólicos. O Instituto Mário Penna conta com uma equipe de cinco especialistas que acompanha os pacientes oncológicos de diversas especialidades. E nada melhor do que homenageá-los neste dia 1° de setembro, no qual é comemorado o Dia do Endocrinologista.
Dra. Maria Cristina Drumond, Coordenadora de Endocrinologia, explica qual é atuação dessa especialidade no tratamento oncológico. “Os endocrinologistas têm como função diagnosticar e acompanhar pacientes portadores de tumores das glândulas endócrinas, principalmente os da tireoide, paratireoides, adrenais. Além disso, atendemos os pacientes com câncer que desenvolvem alterações endócrinas ou metabólicas em consequência de tratamentos de neoplasias malignas de outros órgãos, que ocorrem durante a quimioterapia e radioterapia”.
Em relação ao câncer de tireoide, principal tipo atendido pela Endocrinologia, no ano de 2022, 359 pacientes passaram pelo Instituto Mário Penna. Neste cenário, os endocrinologistas atuam principalmente na fase do diagnóstico, ao identificar sintomas e sinais de alerta. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de tireoide é o sétimo mais comum no Brasil.
Como complemento às funções básicas da especialidade, os endocrinologistas podem avaliar a necessidade de tratamentos posteriores à cirurgia, a periodicidade de exames de acompanhamento e a indicação de reposição hormonal de cada paciente.
A endocrinologia faz parte do atendimento amplo e humanizado oferecido pelo Mário Penna. Com base na medicina personalizada e de excelência, os endocrinologistas da instituição contam com exames laboratoriais e de imagem necessários para o diagnóstico e tratamento desses pacientes.