No mês em que a saúde mental recebe destaque pela campanha que alerta sobre a prevenção do suicídio, o Mário Penna e a Feluma, mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, celebram o Projeto de Saúde Mental, uma parceria para reforçar a atuação do Setor de Humanização e Psicologia Hospitalar da instituição.
O atendimento psicológico de pacientes e colaboradores já acontece através da equipe composta por cinco psicólogos e quatro estagiários, que realizam, em média, 750 atendimentos psicológicos por mês. Nessa nova fase, os alunos do Internato de Saúde Mental, acompanhados de professores/psiquiatras especializados, irão integrar a equipe na promoção dos cuidados.
“É um importante projeto para nossos pacientes e colaboradores. Diante do contexto pandêmico e do adoecimento tão complexo como o câncer percebemos o aumento de doenças relacionadas a saúde mental. Logo, essa parceria vem para fortalecer o nosso cuidado integral, apoio e acolhimento a todos que precisam”, ressalta Gizelle Mesquita, Coordenadora de Humanização e Psicologia Hospitalar do Instituto Mário Penna.
Entenda como funciona
O Projeto de Saúde Mental possui um fluxo estruturado onde o colaborador solicita o agendamento do atendimento psicológico para o seu gestor, que enviará um e-mail para a coordenação da Psicologia, responsável pela marcação. Após a avaliação do psicólogo, se necessário, o colaborador será direcionado para a consulta com o Internato de Saúde Mental.
No caso dos pacientes, é necessário que estejam em tratamento no Mário Penna e que também passem por avaliação e/ou acompanhamento do Serviço de Psicologia.
É importante ressaltar que as consultas com os alunos do internato de Saúde Mental só serão realizadas após uma avaliação da equipe médica e dos psicólogos da instituição.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo do Instituto Mário Penna chega com o tema “Fique atento. O silêncio pode dizer muita coisa”, para reforçar a importância da prevenção ao suicídio. De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em níveis mundiais, 700 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano. Por isso, a instituição tem o propósito de fortalecer o compromisso com a promoção da saúde mental e apoio àqueles que precisam. Neste contexto, a escuta, a conversa e a ajuda são ações essenciais para prestar apoio às pessoas que estão passando por momentos difíceis. São atitudes como essas que formam uma rede de apoio responsável por estar ao lado de quem precisa, de forma compreensiva e constante.
Veja a campanha completa.