A partir do mês de setembro, o Instituto Mário Penna implementará o projeto Brigada para todos: mais que uma melhoria de processo, um gesto de amor. A ampliação será baseada na institucionalização do treinamento de Brigada de Incêndio aos novos colaboradores voluntários admitidos na instituição, com o intuito de fortalecer a segurança no Hospital. Os recém-contratados passarão por um dia completo destinado à capacitação. Em um turno será realizado uma preparação teórica, e no seguinte, a parte prática.
Com mais pessoas integradas à Brigada de Incêndio, os colaboradores exercerão um papel estratégico no Mário Penna. Essa medida visa aumentar o campo de ação diante de situações de emergência e perigo até a chegada dos bombeiros. Além disso, a instituição terá um número muito superior de colaboradores capacitados para tais circunstâncias do que o percentual exigido por lei para a Brigada.
Cristiano de Sousa, coordenador dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), explica as principais funções dos brigadistas. “O treinamento permite que os brigadistas capacitados avaliem riscos, inspecionem irregularidades e elaborem exercícios simulados. No caso de situações emergenciais, eles podem atuar na evacuação, no combate à princípios de incêndio e prestação de primeiros socorros”.
Além de colocar o bem-estar e a segurança de colaboradores e pacientes como prioridade, o projeto também gera benefícios administrativos. A adesão de mais brigadistas possibilita uma significativa redução de gastos com sinistros e acidentes, uma vez que as medidas iniciais de prevenção e combate são realizadas de forma interna. Os colaboradores também podem aplicar os conhecimentos adquiridos na vida pessoal e auxiliar em situações de emergência.
O que é a Brigada de Incêndio?
A Brigada de Incêndio é um grupo de pessoas capacitadas para atuar em situações de emergência, como incêndios, checagem de extintores, saídas de emergência e suporte aos primeiros socorros, dentro de uma organização. As ações devem ser tomadas como medidas iniciais até a chegada dos Corpo de Bombeiros, que irão realizar as condutas efetivas.