“Seu tratamento exige muitos cuidados. A vacinação é um deles” – esse foi o tema do Dia D de vacinação que aconteceu no Mário Penna, nesta quinta-feira, dia 31/08. Com uma mobilização que reuniu pacientes de diversas regiões do estado, a ação aconteceu em parceria com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais de Belo Horizonte (CRIE-BH) e vacinou, em um dia, mais pacientes oncológicos da instituição do que todo o primeiro semestre de 2023.
A vacinação teve início às 9h com encerramento às 17h30, e aconteceu no Núcleo de Especialidades Oncológicas do Mário Penna. De janeiro a maio de 2023 o CRIE havia registrado 54 pacientes encaminhados pela instituição, sendo 22 deles encaminhados pela primeira vez ao serviço e 32 retornos para continuidade de esquema vacinal. Com a ação do Dia D foram quase 90 pessoas vacinadas, sendo 75 delas pacientes com câncer e o restante familiares e profissionais da saúde da instituição. Além disso, foram aplicadas mais de 200 doses, incluindo a Pneumo 13, Pneumo 23, Meningo C, Hib, Influenza, HPV , Hepatite e outros.
Para Tatianne Perdigão, Gerente do CRIE-BH, essa ação é o início de uma parceria de grande importância no que tange aos índices de imunização em Minas Gerais. “Esse é o início de um projeto que a gente está realizando, que é o CRIE itinerante, cujo intuito é fazer parcerias com as instituições voltadas para um público-alvo dentre os esquemas especiais que o CRIE possui. É uma parceria que a gente precisa fazer para melhorar o acesso do paciente à vacina especial, vacina que ele tem direito pelo SUS.” afirmou.
Além de voltar o olhar para a conscientização do paciente oncológico em relação à vacinação, a instituição também pretendia ressaltar a importância de as pessoas de convívio direto com o paciente estarem vacinadas. O intuito do Mário Penna ao fazer a parceria com o CRIE era também enfatizar, junto aos profissionais de saúde, a necessidade de funcionários e familiares também estarem vacinados para maior proteção da pessoa com câncer.
Segundo o Diretor Técnico Assistencial do Mário Penna, Dr. José Mourão Neto, essa ação foi a primeira de um trabalho que será contínuo. “Ter mais pacientes do Mário Penna vacinados em um dia do que em todo o primeiro semestre do ano nos traz uma grande satisfação. Nós identificamos uma oportunidade crucial de alcançar os mesmos resultados no futuro, mantendo este trabalho de forma contínua, com empenho e dedicação de todos os colaboradores.” comentou.
O Dia D de vacinação também foi importante para alertar os pacientes e familiares sobre o trabalho realizado pelo CRIE, bem como a importância da continuidade do tratamento. Eliana de Fátima, de 51 anos, é paciente do Mário Penna desde 2014. O tratamento foi iniciado devido a um câncer renal que agora reincidiu no pulmão. Ela conta que não conhecia o CRIE e que, apesar de fazer o tratamento oncológico pelo SUS, o Dia D foi o primeiro contato que ela teve com esse serviço.
“Para nós, que somos pacientes, a gente sabe que é fundamental o ciclo vacinal estar em dia. Eu estou conhecendo hoje o CRIE e achei uma parceria muito boa. Eles foram muito rápidos no atendimento e agora que eu os conheci pretendo sim continuar. Até porque eu quero estar bem pro futuro, pra eu poder enfrentar o tratamento com mais saúde. Em busca de saúde com mais saúde” afirmou.
Assim como Eliana, outros pacientes ressaltaram que pretendem seguir em dia com o calendário de vacinas. Vale destacar que àqueles que não conseguiram se vacinar devem procurar o CRIE, levando a carteira de identidade, o cartão de vacinação e o encaminhamento do médico com as informações necessárias. A unidade fica localizada na Rua Domingos Vieira, 488, no bairro Santa Efigênia e funciona diariamente das 7h30 às 18h e aos sábados e domingos das 8h às 12h e das 14h às 18h.