No dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem – processo de transformação do lixo que não seria aproveitado em novos produtos ou matéria-prima. Sem ela, o acúmulo de resíduos em excesso resulta em problemas ambientais e, consequentemente, sociais e econômicos. Com a participação da equipe de Gestão Ambiental, o Instituto Mário Penna celebra a importância deste processo para promover mais sustentabilidade ao nosso trabalho.
Viviane Matos, Analista de Gestão Ambiental, ressalta a importância da participação de todos os setores da instituição neste processo. “O primeiro passo para viabilizar a reciclagem de todos estes materiais é a separação correta por quem gera o resíduo. Somente assim não haverá contaminação e o material poderá ser coletado, armazenado e enviado para uma empresa de reciclagem”.
Diversos setores do Hospital Luxemburgo e outras unidades do Instituto realizam a separação dos resíduos recicláveis, como a Central de Material Esterilizado (CME), Farmácias, Governança, Centro de Distribuição, Manutenção Predial, Quimioterapia, Serviço de Nutrição e Dietética (SND), além das áreas administrativas. Nos próximos meses, a intenção é expandir ainda mais este processo para outros setores do Hospital Luxemburgo e, também, para a Casa de Apoio Beatriz Ferraz.
No mês de maio, a equipe da Radioterapia passou por um treinamento para reforçar as diretrizes do processo de separação dos resíduos. Os próprios colaboradores, durante a ação, identificaram elementos que são gerados no setor com potencial para a reciclagem, mas que não eram separados do resíduo comum não reciclável. Com esta iniciativa, a equipe foi orientada a realizar o descarte desse resíduo em uma lixeira específica.
Com o apoio dos colaboradores, até o mês de abril de 2023, foram reciclados 9.4 kg de papelão, 2.6 kg de papel, 235 kg de resíduos eletrônicos, 9 kg de chapas de raio x, 40 kg de óleo de cozinha, 8.8 kg de sucata metálica e 310 kg de plástico. Parte destes resíduos são vendidos para empresas de materiais recicláveis, o que também traz um retorno financeiro para a instituição. Com a venda destes resíduos, o Instituto Mário Penna arrecadou cerca de R$9.300,00 até maio de 2023.
Iniciativa louvável! Parabéns!! Vcs recebem também doações de materiais reciclaveis tais como potes plásticos de medicamentos, blister de comprimidos, tampinhas plásticas em geral, garrafas pet??