Em homenagem ao Outubro Rosa, campanha pela conscientização da prevenção do câncer de mama, o Atlético e o Cruzeiro se uniram em apoio à causa. Os times realizaram o lançamento de suas camisas comemorativas nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, no Instituto Mário Penna.
No caso do Atlético, a tonalidade já foi utilizada em camisas de treinamento no início da década passada. Já o Cruzeiro adotará a tonalidade pela primeira vez em sua história. Os dois times não informaram as datas, mas confirmaram que os jogadores entrarão em campo com as camisas durante o mês de outubro.
“É uma honra ter esse lançamento aqui no Mário Penna, promover o encontro e a união dos dois maiores clubes e maiores torcidas de Minas Gerais. Esta é uma ação muito importante para o combate e a prevenção do câncer de mama. Hoje somos referência no tratamento oncológico em Minas Gerais, atendendo pacientes de mais de 600 municípios mineiros. No último ano, realizamos 11.882 procedimentos de mama, 10.892 mamografias, 4.911 consultas ambulatoriais realizadas pela equipe de mastologia e 792 cirurgias da especialidade. Queremos aumentar esses números para levar adiante a nossa principal missão há mais de 51 anos, que é salvar vidas”; reforça Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna.
Mariana Estrela, Gerente Administrativo do Instituto Galo, esteve presente representando o time alvinegro e ressaltou a ação. “O importante neste momento é reforçar a relevância da campanha, que é a prevenção do câncer de mama. O Atlético e o Cruzeiro se uniram em prol de uma grande causa e temos muito orgulho disso. Vamos ter outras ações do Instituto Galo com o Mário Penna e estamos à disposição para ajudar e levar a mensagem da importância da prevenção”.
André Luiz Araújo, Head de Marketing e Inovação do Cruzeiro, reforçou que em um momento tão especial, a rivalidade ficou de fora. “Não é porque existe uma disputa fora de campo que a gente não deva se unir quando o assunto é prevenção e ajudar pessoas. Estamos aqui hoje junto com o Atlético para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama. Começar as nossas ações do Outubro Rosa com parceiros que se preocupam com a saúde, faz toda a diferença para a gente. No decorrer do mês, vamos disseminar ainda mais a importância dessa causa. Queremos ajudar também a salvar vidas, assim como o Mário Penna”.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o diagnóstico precoce do câncer de mama significa chance de cura de 95%. Os principais sinais do câncer de mama que podem ser percebidos pela mulher são nódulos na mama e/ou na axila, principalmente se forem unilaterais e indolores; alteração nos mamilos (retração, vermelhidão e descamação), se for unilateral; saída espontânea de secreção pelo mamilo, se for unilateral, clara como água ou sanguinolenta.
É preciso atenção aos fatores de risco hereditário como histórico de câncer de mama e de ovário em parentes de 1º grau (mãe, irmã ou filha), sobretudo quando em idade jovem, assim como câncer de mama em homem parente consanguíneo. Mulheres com perfil de risco hereditário devem iniciar o rastreamento mais cedo e através de estratégias específicas.
2 mil mamografias gratuitas
O Outubro Rosa do Instituto Mário Penna deste ano tem como tema “Influencie pessoas”. Quando falamos em “influenciar” isso é válido para todas as pessoas, empresas e, também, órgãos públicos. O objetivo é levar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao máximo de mulheres. Por isso, a instituição, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, está oferecendo 2 mil mamografias gratuitas durante todo o mês de outubro.
Os exames poderão ser realizados por mulheres que tenham idades entre 50 e 69 anos, e que não tenham realizado a mamografia no último ano. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3349-1212, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 18h.
As colaboradoras da instituição que também pertencem a essa faixa etária e atendem aos critérios poderão realizar o exame também pelo Plano da Unimed, sem a cobrança da coparticipação. As interessadas devem informar ao gestor, que providenciará a marcação.
Em 2020, foram realizadas 8.264 mamografias no Mário Penna, em 2021 foram 10.892 e queremos que esse número tenha um aumento significativo em 2022.