A noite dessa quinta-feira, 6 de outubro, foi marcada com muita emoção no MM Museu – Museu das Minas e do Metal. A ação que fez parte da programação do Outubro Rosa da instituição, contou com o desfile de moda “Lapidando as pedras, influenciando as flores”, que teve como modelo do grupo Entrelaçadas – formado por pacientes que estão em tratamento do câncer de mama ou em processo de acompanhamento.
O conceito do desfile foi inspirado nas pedras preciosas do Museu das Minas e dos Metais, ao associar o tratamento do câncer com a lapidação (processo que pode transformar uma pedra bruta em uma preciosidade). Com isso, foi feito uma alusão a essas mulheres grandiosas, fortes, empoderadas, guerreiras, batalhadoras e que são exemplos de superação.
“Foi mais do que especial participar desse desfile. Há um ano, eu não estava andando e estar aqui hoje em pé e bem, é motivo de vitória e muita comemoração. Só tenho que agradecer ao Instituto Mário Penna por acreditar e nos incentivar sempre com tanto carinho e cuidado”; fala emocionada a paciente oncológico Maria Auxiliadora Castro Silva Rojas.
A apresentação da cerimônia ficou por conta da Ângela Dariva e do intérprete em libras Lucas Gabriel.
“Eu estou muito emocionada e queria agradecer a oportunidade de estar aqui, conhecendo essas mulheres maravilhosas. Estou me sentindo em uma montanha russa de emoções, sem palavras para descrever o que estou vivendo aqui nesse museu todo cor de rosa. Está tudo lindo e impecável”; disse Ângela Dariva.
Quem também participou, desfilou e ainda deu um lindo depoimento sobre o câncer de mama na família foi uma das influenciadoras da campanha do Mário Penna Clara Senra, que é chef, jornalista, colunista gastronômica, apresentadora de programa de TV e influenciadora digital.
Todo o desfile foi produzido pela stylist Maitê Oliveira e equipe. As roupas foram emprestadas pelas marcas Vivaz, Uh premium, Cora vestidos, Jez e Patrodonagem. A maquiagem e o cabelo das “modelos” ficaram por conta da Indya/equipe e Diego Rodrigues e os acessórios, por Claudia Marisguia.
“É muito gratificante ver as pacientes entrando na passarela sentindo-se lindas e com tanta alegria. Eu até falei com elas antes de entrar no palco que a gente tem que agradecer todos os dias porque essa oportunidade de estar aqui com tanta gente legal apoiando é única. Estou muito feliz em fazer parte desse desfile e só tenho que agradecer por me darem esse presente de conduzir o desfile”; contou Maitê Oliveira.
Para finalizar, ao som da cantora Chris Canta, do pianista Simeel Lopes e percussionista Werner Silveira, garçons entraram no salão do desfile servindo vinhos doados pela marca Destemidos e bombons Momo de morango na cor rosa, em homenagem também ao Outubro Rosa.
“Agradeço a todos que se dedicaram e fizeram algo para que este evento tão lindo e especial acontecesse como foi. Deixo aqui o meu convite para conhecerem a campanha do Outubro Rosa do Instituto Mário Penna em nossas redes sociais e nos ajude a influenciar pessoas sobre a importância do câncer de mama”; ressalta Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna.