Na última quarta-feira, dia 5 de outubro, o Instituto Mário Penna e o Cruzeiro levaram a campo a campanha Outubro Rosa. Antes de começar a partida, as Entrelaçadas, grupo de pacientes em tratamento de câncer de mama ou que estão em acompanhamento, entraram em campo junto com os jogadores do time celeste. Durante a partida foram realizadas diversas ações que fortaleceram a missão de conscientização, levando aos presentes informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Antes da partida contra o Ituano, os torcedores que passaram pelos portões do Mineirão foram presenteados com fitinhas rosas para amarrar, distribuídas em parceria com a Minas Mineração.
O Cruzeiro também disponibilizou copos especiais da campanha Outubro Rosa em que parte do lucro das vendas será destinada ao Instituto Mário Penna.
As pacientes do grupo Entrelaçadas também foram presenteadas com rosas especiais do Cruzeiro, além de assistirem à partida em um dos camarotes do estádio.
Sarah Rojas, paciente oncológica do Instituto Mário Penna, relatou a sensação de entrar com jogadores. “Hoje foi um dia muito especial para mim como cruzeirense. Eu e minha mãe vencemos o câncer de mama juntas há um ano, e hoje estamos aqui participando desse momento. Foi surreal e emocionante. Vai ficar marcado para sempre”.
Além disso, durante o aquecimento e intervalo, as gandulas levaram uma faixa ao campo incentivando os torcedores a influenciarem as pessoas a fazerem a mamografia, que é o principal exame para diagnosticar o câncer de mama.
O Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite também marcou presença no jogo e agradeceu a união entre o clube e a instituição. “Essa parceria é muito importante para nós incentivarmos a prevenção ao câncer de mama, trazendo visibilidade para a causa. É uma ação conjunta entre o Mário Penna, Cruzeiro e Mineirão, que une todos nessa missão de conscientizar sobre a doença”.