Dentre as habilidades socioemocionais, a empatia tem se destacado como competência fundamental para o bom convívio social. Ter à habilidade de colocar-se no lugar do outro, neste caso, no lugar do paciente, foi o norte do treinamento “Experiência do Paciente”, realizado pela coordenação do Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Luxemburgo.
Durante quatro dias, mais de 90 colaboradores do CTI e dos Prontos Atendimentos SUS e Convênios vivenciaram a empatia na prática.
O treinamento surgiu por iniciativa das enfermeiras do CTI Bárbara Francis e Maristela Vieira que, ao participar de um curso externo, perceberam que essa habilidade também poderia ser despertada nos colaboradores do Instituto Mário Penna. “A proposta do treinamento foi sensibilizar os profissionais sobre os sentimentos que os pacientes e familiares têm ao entrar em uma instituição de saúde para realizar um tratamento ou uma cirurgia. Quais são os seus pensamentos, os seus anseios, como eles enxergam a assistência que tiveram e quais lembranças terão deste momento”, explicou Roberta Maria de Jesus, Coordenadora de Enfermagem do CTI Geral/UCO.
Além da palestra, as enfermeiras também organizaram dinâmicas com os colaboradores. O ponto alto do treinamento foi a apresentação de um vídeo com o depoimento de um paciente contando sobre o período que ficou internado em uma instituição de saúde. “A proposta do treinamento era dar um choque de realidade, fazer com que a equipe se colocasse no lugar do paciente. E acho que conseguimos isso, pois foi bem impactante, bem dinâmico e tivemos um retorno muito positivo dos colegas”, contou a enfermeira Bárbara Francis, que há 7 anos trabalha no Instituto Mário Penna.
No mês de Outubro, a expectativa é que esta mesma equipe receba a visita da personagem “Enfermeira Infectra”, que irá bater um papo sobre a infecção hospitalar.