fbpx

O Instituto Mário Penna realizou a captação de órgãos múltiplos – dois rins, duas córneas e um fígado -, junto a uma paciente de 51 anos que faleceu devido a complicações associadas ao meningioma. O caso é bastante raro uma vez que, por se tratar de uma instituição referência em oncologia, a chance de captar múltiplos órgãos, em um único paciente, é bastante pequena, sendo o câncer uma contraindicação para estas doações.

O caso, ocorrido no último mês no hospital Luxemburgo, reforça a importância da conscientização da população sobre ser um doador de órgãos e expressar o seu desejo em ser doador de órgãos para os seus familiares. Para alertar sobre isso é comemorado no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Doador de Órgãos.

“A família não só consentiu como insistiu na doação dos órgãos, justamente porque este foi um desejo da paciente. Infelizmente, a fila de espera por um transplante em Minas só tem crescido e este gesto possibilitou ajudar outros cinco pacientes que aguardavam por um transplante”, alertou Silvia Baeta, supervisora geral de Enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Instituto Mário Pena.

Atualmente, mais de quatro mil pessoas estão na lista de espera por um transplante em Minas Gerais. A fila à espera de uma córnea, que já chegou a quase zero, tem hoje mais de 1.100 pacientes, segundo dados do MG Transplantes.

No hospital Luxemburgo, a média de captação de córneas tem sido de 3 pacientes por mês, número que pode aumentar. “As córneas de cada paciente podem ser transplantadas em até duas pessoas, devolvendo a capacidade de enxergar. Câncer não é contra indicação para doação de córnea, mas, infelizmente a maioria das pessoas desconhecem essa informação”, explicou Silvia Baeta.

Hospital Exemplo

O hospital Luxemburgo é reconhecido como “Hospital Exemplo” em processos para captação de córneas, pelo MG Transplantes. A instituição oferece o transplante de medula óssea e realiza a captação de córneas e múltiplos órgãos, como rim, pâncreas e fígado. Assim que identificado o possível doador, e a doação autorizada pela família, a equipe do MG Transplantes é acionada e a retirada do órgão é concluída no próprio hospital.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas tags e atributos <abbr title = "HyperText Markup Language"> HTML </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, como podemos ajudar?