O Instituto Mário Penna irá inaugurar em janeiro do próximo ano seu novo Centro de Cardiologia. Com o conceito de cardio-oncologia, a estrutura do novo Centro terá os mais modernos equipamentos e as ferramentas tecnológicas mais avançadas para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.
Uma nova estrutura física vem sendo preparada dentro do Hospital Luxemburgo, visando o conforto e a qualidade na assistência ao paciente e aos seus familiares. Para a inauguração deste novo espaço estão sendo investidos mais de R$ 1,5 milhão.
O corpo clínico será composto por mais de 30 médicos de todas as especialidades da cardiologia e o novo Centro terá um atendimento integral que incluirá desde consulta às cirurgias mais complexas. Serão oferecidos os serviços de consultas, de segunda-feira a sexta-feira, todos os exames cardiológicos e atendimento de urgência e emergência 24h, todos os dias da semana.
A modernização do espaço físico inclui também o melhor e mais moderno laboratório de Hemodinâmica de Minas Gerais, além da realização de três procedimentos endovasculares: estudo eletrofisiológico e ablação por cateter, tratamento de doenças da aorta e o TAVI (implante valvar aórtico percutâneo).
Atualmente, poucas unidades de saúde em Minas Gerais realizam estes procedimentos. Além destes, o Centro de Cardiologia estará preparado para a realização de angioplastias, cateterismo, biópsia cardíaca, arteriografia cerebral, intervenções em cardiopatias congênitas, valvoplastiasmitral, aórtica e intervenções em membros inferiores, superiores e nas artérias renais.
O projeto ainda inclui a reabertura, também em janeiro, da Unidade Coronariana com 10 leitos. De acordo com o médico responsável pelo novo Centro de Cardiologia, Dr. Caiser Teixeira de Siqueira Junior, a capacidade de atendimento será de mais de 500 pacientes/mês entre consultas, exames e cirurgias. “Os melhores cardiologistas de Belo Horizonte estarão no Hospital Luxemburgo. Trouxemos o que há de mais moderno em equipamentos e procedimentos cardíacos. O Instituto Mário Penna é referência na oncologia e agora estamos trazendo para Minas Gerais este novo conceito de cardio-oncologia”.