O uso do celular, de aplicativos de mensagens e das redes sociais agilizam a comunicação entre pessoas em qualquer lugar. Entretanto, quando se trata da utilização no ambiente de trabalho, é preciso cuidado e bom senso. Pensando no bem-estar dos colaboradores, pacientes e acompanhantes, o Instituto Mário Penna lança a campanha “Uso Consciente do Celular”.
“Devemos nos atentar aos locais e momentos em que fazemos uso do aparelho, pois a utilização mediante ao atendimento do paciente compromete a produtividade profissional, podendo acarretar inclusive acidentes pela falta de concentração e colocar em risco a assistência prestada. Por isso, quando estiver realizando atendimento não ligue, desligue. O segredo é o profissional não deixar o celular atrapalhar a produtividade e desempenho”; diz Alessandra Fantaguzzi, Gerente de Enfermagem.
Confira algumas dicas:
* Conter a ansiedade e procurar responder chamadas e mensagens pessoais no fim do expediente. O uso excessivo do telefone afeta a imagem profissional.
* Deixar o celular no modo silencioso ou de vibração. Toques muito altos e chamativos podem atrapalhar os colegas e os pacientes.
* Desligar o celular durante reuniões.
* Não fotografar e nem filmar pacientes, colegas, documentos ou instalações do hospital.
* Caso esteja lidando com um problema pessoal, comunicar ao superior sobre a necessidade de utilizar o celular ao longo do horário de trabalho.
As mensagens educativas estão espalhadas por todas as instalações do hospital, incluindo os quartos dos pacientes. São seis recadinhos diferentes, mas todos de extrema importância.
Então, lembre-se: o celular é uma ótima ferramenta para conectar as pessoas, mas nada supera um sorriso de agradecimento, um olhar de carinho e uma boa conversa. Por isso, quando estiver no hospital, desconecte-se do mundo virtual e viva o mundo real mais intensamente.