Estamos no mês de prevenção do câncer de colo do útero, Março Lilás, e esse tema é de grande importância para a Farmácia do Instituto Mário Penna. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos em 2020 foi de 16.590 pacientes e o número de mortes foi de 6.526 pacientes, sendo a quarta causa de morte por câncer no Brasil.

O risco de desencadeamento desse câncer aumenta com a atividade sexual precoce entre adolescentes, ter múltiplos parceiros e tabagismo. O câncer do colo de útero apresenta alterações celulares, que são descobertas facilmente no exame preventivo (Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por esse motivo, é importante e necessária a realização periódica desse exame.

Os tratamentos disponíveis para o câncer de colo do útero são a eletrocirurgia, cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia, e devem ser avaliados pelo médico. Quando o paciente tem indicação para início de tratamento com quimioterapia, no Hospital Luxemburgo, ele passa a ser acompanhado pelo farmacêutico clínico.

O farmacêutico integra a equipe multiprofissional de saúde, que é responsável por realizar a educação em saúde, orientando o paciente sobre as medidas de prevenção e tratamento. Ele informa sobre a necessidade do uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) que previne o contágio pelo HPV pelo contato com a pele e mucosa da vulva, região perineal (região entre as coxas), perianal (região à volta do ânus) e bolsa escrotal. O farmacêutico também orienta que o HPV tem uma alta afinidade por mucosas, podendo acometer a mucosa oral, em caso de sexo oral.

Vale reforçar que as medidas de prevenção são complementares e, por esse motivo, as mulheres já vacinadas, a partir de 25 anos, devem realizar periodicamente o exame de Papanicolau, pois sabe-se que a vacina não protege contra todos os tipos de HPV.

Além disso, o farmacêutico avalia todos os possíveis problemas de saúde do paciente e todos os medicamentos utilizados, de forma holística, no qual refere-se ao cuidado do paciente como um todo, sem fragmentá-lo.

Cuide da sua saúde e de quem você ama!

*Texto escrito pela equipe de Farmácia Clínica do Instituto Mário Penna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas tags e atributos <abbr title = "HyperText Markup Language"> HTML </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, como podemos ajudar?