No dia 15 de março de 2021, o Hospital Luxemburgo iniciou os atendimentos de Cuidados Paliativos aos pacientes internados na instituição. O objetivo da proposta é cuidar dos pacientes portadores de doenças graves para que enfrentem com o menor sofrimento possível as experiências difíceis impostas pela doença. Segundo Dra. Valéria Lamas é preciso desmistificar a ideia de que os Cuidados Paliativos se restringem aos pacientes que estão no final da vida. “Esse cuidado pode ser realizado desde o diagnóstico da doença grave, inclusive em conjunto com tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia, em alguns casos”; explica.
Para que o sofrimento do paciente seja compreendido de maneira completa é necessária uma abordagem multiprofissional, que reúna o conhecimento de múltiplas áreas para oferecer ao paciente as melhores ferramentas para lidar com as situações vivenciadas.
Atualmente, a equipe de Cuidados Paliativos é composta por duas médicas (Valéria Lamas e Leilane León), uma psicóloga (Lis Magalhães) e uma enfermeira (Graziella Tocafundo). O projeto prevê ainda a contratação de outros profissionais durante os próximos meses para compor a equipe.
A abordagem pela equipe de Cuidados Paliativos hoje é oferecida a pacientes que se encontram internados no Instituto Mário Penna através da solicitação do médico assistente do caso. Há a perspectiva de ampliação do serviço para atendimentos ambulatoriais e leitos especializados ao longo do ano.
“A criação de uma equipe especializada em Cuidados Paliativos é um marco importante na história do Instituto Mario Penna, sendo um grande diferencial no cuidado dos pacientes oncológicos, reforçando o compromisso da instituição em oferecer uma assistência de excelência através do cuidado humanizado; reforça Dra. Leilane León.