O Núcleo de Ensino e Pesquisa do Instituto Mário Penna (NEP) se junta a outros centros de pesquisa do Brasil e do mundo em busca de algum tratamento que possa resolver ou minimizar os sintomas causados pela forma grave da Covid-19. Atualmente, existe um estudo clínico aberto para recrutamento de pacientes que estejam em uso de oxigênio ou em ventilação mecânica admitidos na Unidade de Internação ou no Centro de Terapia Intensiva (CTI) com diagnóstico de Covid.
Estes pacientes são identificados e triados pela equipe de pesquisa clínica da instituição, composta por médicos e enfermeiros, que se relacionam diretamente com as indústrias farmacêuticas patrocinadoras dos estudos clínicos e fornecedoras das medicações para serem testadas. O paciente, ao ser abordado, recebe todas as informações sobre o estudo por meio de uma conversa e estas mesmas informações também estão descritas no termo de consentimento livre e esclarecido – documento que deve ser compartilhado com familiares ou pessoas de confiança do paciente, que podem auxiliá-lo na decisão de participar ou não da pesquisa.
Após o esclarecimento de todas as dúvidas do paciente pelo médico responsável do estudo, os termos são assinados e o paciente passa a ser participante da pesquisa. Inicia-se então, os exames e todas as demais medidas para administrar a medicação, monitorar o participante, coletar os dados e garantir a sua segurança.
Este estudo deve ficar aberto para recrutamento de pacientes até julho de 2021. Vale destacar que a pesquisa clínica é a forma mais segura e garantida de provar que uma medicação pode ser promissora no tratamento de qualquer enfermidade. Por meio dela encontramos futuras alternativas de cura e controle de doenças antes consideradas fatais.
*Texto escrito pela equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP)