fbpx

O trabalho “Perfil imuno-genético de pacientes com câncer de colo uterino respondedoras à quimiorradioterapia” foi o vencedor do Prêmio da Fundação Latino-Americana de Patologia (LAF). Este trabalho foi premiado no XXXII Congresso Latino-americano de Patologia, que aconteceu em outubro deste ano no Peru. Nesta ocasião, uma das pesquisadoras do NEP, Dra. Patrícia Martins, orientada pelo Dr. Paulo Salles (NEP) e Dr. Kenneth Gollob (NEP/AC Camargo), apresentou os resultados obtidos pelo grupo.

O estudo, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Instituto Mário Penna em conjunto com a equipe da Ginecologia Oncológica, chefiada pela Dra. Telma Franco, concluiu que as pacientes que responderam positivamente ao tratamento quimiorradioterápico apresentavam um perfil de defesa do organismo mais ativo contra o câncer, fato não observado nas pacientes que não reagiram bem à mesma terapia.

“Esse estudo traçou um perfil do mecanismo de defesa de cada paciente e os resultados irão auxiliar as futuras condutas médicas na escolha do melhor tratamento para o câncer de colo uterino e, consequentemente, melhor prognóstico”, explicou a pesquisadora Dra. Patrícia Martins.

Para o estudo foram utilizadas amostras de vinte e uma pacientes do Instituto Mário Penna avaliadas antes do início do tratamento. Ainda de acordo com a pesquisadora, o Instituto Mário Penna, que é referência há quase 50 anos no tratamento oncológico, cada vez mais se consolida como referência também na pesquisa oncológica.

“Esse prêmio reconhece o IMP como um importante centro de pesquisa brasileiro e representa a excelente contribuição da instituição nos avanços das pesquisas sobre câncer de colo do útero”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Você pode usar essas tags e atributos <abbr title = "HyperText Markup Language"> HTML </abbr>: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Olá, como podemos ajudar?