Para expandir a campanha Outubro Rosa 2022, o Instituto Mário Penna foi até o jogo do Atlético Mineiro para conscientizar os torcedores acerca do câncer de mama. Foram realizadas diversas ações antes e durante a partida no último sábado, dia 1° de Outubro, às 15 horas no Mineirão.
As Entrelaçadas, grupo de apoio formado por mulheres em tratamento ou acompanhamento do câncer de mama, entraram em campo antes da partida e assistiram ao jogo em um dos camarotes do estádio. As pacientes vibraram com a vitória por 2 a 0 do time alvinegro sobre o Fluminense. O mascote do time, Galo Doido, interagiu e fez muita festa com as mulheres durante a partida.
A Entrelaçada Eliane Fraga relatou como foi essa experiência. “O jogo do Galo foi sensacional. Uma mistura de vitórias: a nossa luta contra o câncer de mama e a do Atlético, nosso grande time do coração. Vibrar com a equipe me fez sentir a força de uma batalha contínua, em que a torcida a nosso favor nos fortalece, nos faz continuar sempre em frente, com coragem, ousadia, determinação, alegria, vontade de viver”.
Dr. Ellias Lima, Médico Oncologista do Instituto Mário Penna, entrou ao vivo no Youtube da GaloTV durante o pré-jogo para ressaltar a importância da conscientização sobre a doença. “O câncer de mama é o mais comum em mulheres e um dos que mais mata. A mamografia é um exame muito simples que pode salvar muitas vidas. Ela possibilita o diagnóstico precoce e aumenta as chances de cura em 95%. É importante também que a mulher conheça o próprio corpo e faça o autoexame através do toque”.
Antes da partida, em parceria com a Minas Mineração, foram distribuídas fitinhas para amarrar com o tema da campanha Outubro Rosa: Influencie Pessoas. Os torcedores que passaram pela Esplanada foram presenteados com o brinde. Durante o aquecimento e o intervalo, as gandulas da partida levaram uma faixa a campo incentivando os torcedores a influenciarem as pessoas a fazerem a mamografia e cuidarem da saúde.
Ações como essa são de extrema importância para conscientizarmos mais mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce como os maiores aliados nessa causa.