Proteção de Dados (LGPD) Resultados de Exames
Preparo de Exames
  • Exames de sangue
  • Exames de imagem
Mario Penna

DOE AGORA
  • O que fazemos
    • Associações Voluntárias
    • Convênios
    • Comitê de Ética em Pesquisa
    • Direção
    • História
    • Missão, visão e valores
    • Qualidade e segurança
    • Residência e Especialização
    • Unidades
  • Notícias
  • Transparência
    • Compras e Licitações
      • Regulamento
      • Manual do Fornecedor
      • Cadastro SEI Externo
      • Aquisições
        • Hospital Luxemburgo
        • Hospital Regional de Teófilo Otoni
        • Hospital Raja
        • Hinova
    • Nossos Dados
      • Produção
      • Capacidade Instalada
      • Composição da Equipe Assistencial
    • Compliance
      • Programa de Ética e Compliance
      • Código de Conduta
      • Vídeos
    • Demonstrativos Financeiros
    • Editais e Documentos
    • Troco Solidário
    • Relatório de Igualdade Salarial
    • Relatórios e Planejamento
    • Revistas
    • Instrumentos de Repasse / Emendas
  • Trabalhe Conosco
  • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Canal de Denúncias
    • Solicitação de Benchmarking
  • Como Ajudar
  • —-
  • Hospital Luxemburgo
  • Portal do Câncer
  • Casa de Apoio Beatriz Ferraz
  • Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação
DOE AGORA

HOSPITAL LUXEMBURGO

NEXS I NÚCLEO DE EXCELÊNCIA EM SAÚDE

NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO

Julho Verde Mário Penna: pacientes da fila do SUS recebem atendimento especializado em Dia D de diagnóstico

28jul2026
Autor Marketing Categorias Instituto Mário Penna, Notícias Gerais Deixe um comentário

O Instituto Mário Penna realizou, nesta segunda-feira (27), o Dia D de atendimentos do Julho Verde, campanha dedicada à conscientização e à prevenção do câncer de cabeça e pescoço. A iniciativa recebeu 30 pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para avaliações especializadas. Durante o mutirão, os pacientes passaram por consultas com profissionais das equipes de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Estomatologia e Fonoaudiologia. A atuação integrada permitiu uma avaliação mais completa de cada caso e a definição dos próximos passos do cuidado.

Quando houve indicação médica, também foram realizados exames complementares no próprio dia. A iniciativa busca reduzir etapas da jornada assistencial, contribuir para um diagnóstico mais ágil e antecipar o início do tratamento, quando necessário.

Dr. Lorenzo Testolin, cirurgião e coordenador do Serviço de Cabeça e Pescoço do Mário Penna, contextualiza a realização do mutirão na data dedicada à conscientização sobre a doença. “O dia 27 de julho, reconhecido mundialmente pela conscientização e pelo combate ao câncer de cabeça e pescoço, foi escolhido para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Com o mutirão, a proposta é atender os pacientes que aguardam avaliação e reduzir o tempo até a definição do diagnóstico. Identificar a doença em seus estágios iniciais permite iniciar o tratamento no momento adequado, amplia as possibilidades de cura e contribui para preservar a qualidade de vida dos pacientes.””.

A realização das consultas e dos exames em uma mesma ação também facilita a troca de informações entre as especialidades envolvidas. Essa integração é especialmente importante nos casos de câncer de cabeça e pescoço, que podem afetar funções como fala, voz, mastigação e deglutição.

“Ter três especialidades nessa ação é o melhor para o nosso paciente. Com o expertise de cada uma, conseguimos fazer uma avaliação mais completa de cada caso. Como muitas lesões de cabeça e pescoço podem iniciar na cavidade oral, a equipe de Estomatologia pode contribuir bastante para o início desse diagnóstico”, ressalta Juliana Sclauser, estomatologista do Instituto Mário Penna. 

Além dos atendimentos realizados durante o Dia D, a ação deixa um legado para a estrutura assistencial do Mário Penna. Novos equipamentos e materiais foram adquiridos para o mutirão e permanecerão disponíveis para os atendimentos futuros da instituição.

Entre os recursos incorporados estão pinças para biópsia, dois otoscópios digitais, um fotóforo profissional, oxímetro, estetoscópio, medidor de fluxo expiratório, fortalecedor cervical, bocais e equipamentos voltados à análise funcional.

A iniciativa também contou com um equipamento da Miotec, utilizado durante as avaliações e que será incorporado à estrutura assistencial do Mário Penna. A tecnologia contribui para a análise funcional dos pacientes e amplia os recursos disponíveis para o acompanhamento especializado.

“Trazer os pacientes que aguardavam na fila do SUS para essa avaliação integrada garante um cuidado mais amplo ao paciente. Além das três equipes disponíveis, contamos também com novos equipamentos que complementam a avaliação clínica e tornam o diagnóstico mais preciso e objetivo. O Miolink, adquirido em parceria com a Miotec, é uma eletromiografia de superfície que nos permite avaliar a condição muscular dos pacientes e acompanhar esse aspecto durante o tratamento e reabilitação”, relata Dra. Raquel Nogueira, supervisora do serviço de Fonoaudiologia do Mário Penna. 

Parte dos equipamentos e materiais utilizados durante o mutirão foi viabilizada com o apoio dos alunos formandos do Sebrae de 2026 e da Volmape – Voluntários do Mário Penna. A mobilização contribui para fortalecer a assistência oferecida durante a campanha e para ampliar a capacidade de atendimento após o encerramento da ação.

Com a realização do mutirão, o Instituto Mário Penna transforma a mobilização do Julho Verde em uma ação concreta de acesso à saúde. Além de concentrar atendimentos em um único dia, a iniciativa contribui para reduzir o tempo entre a avaliação, o diagnóstico e o início do tratamento, sendo determinante para maiores chances de cura. 

Anterior
Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos <abbr title="Linguagem de marcação de hipertexto">HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> </abbr>

*

*

Categorias

  • 50 anos Instituto Mário Penna
  • 50 years IMP
  • Agenda Mário Penna
  • Assistencial
  • BH
  • BH
  • Blog Portal do Câncer
  • Campanhas de Prevenção
  • Cancer Treatments
  • care
  • Casa de Apoio Beatriz Ferraz
  • Cofinho do Bem
  • colaboradores
  • Correios
  • Corrida da Esperança
  • Covid
  • Cuidados Paliativos
  • Curso de Gestão
  • Cursos
  • Dezembro Laranja
  • Dia Internacional da Mulher
  • Diretoria
  • Droga Clara
  • Ensino, Pesquisa e Inovação
  • Entrevista
  • Espaço Mulher
  • Estrelas Mário Penna
  • Fundo do Idoso
  • General News
  • Heróis Mário Penna
  • Histórias de pacientes
  • Histórias de pacientes,Hospital Luxemburgo,Notícias Gerais
  • Histórias de pacientes,Hospital Luxemburgo,Notícias Gerais,Oncologia
  • Hospital Luxemburgo
  • Hospital Luxemburgo,Notícias Gerais,Oncologia
  • Hospital Luxemburgo,Oncologia
  • Hospital Mário Penna
  • Hospital Regional de Teófilo Otoni
  • Humanização
  • Humanization
  • Imposto de Renda
  • Infofarma
  • Instituto Mário Penna
  • Janeiro Branco
  • Julho Verde
  • Linfomas
  • Lista do Bem
  • Lojas Redes
  • Luxembourg Hospital
  • Março Lilás
  • Mario Penna de Todos
  • Maternidade Real
  • Minas na Mesa
  • Momento do Bem
  • Musica no Hospital
  • Não categorizado
  • NEXS
  • Notícias Gerais
  • Notícias Gerais, Oncologia
  • Nova Marca
  • Novembro Azul
  • Novo Hospital Luxemburgo
  • Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP
  • Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO
  • Oncological Treatment
  • Outubro Rosa
  • Parceiros
  • Partners
  • Pastoral da Saúde
  • Pink October
  • Projeto Reintegrar
  • Reunião Multidisciplinar
  • Teaching and Research Center (NEP
  • Todos Juntos Contra o Câncer
  • Tratamento Oncológico
  • Tratamentos Contra o Câncer
  • Verdemar

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de tudo que acontece no Instituto Mário Penna

0800 039 1441

DOAÇÕES POR TELEFONE

SALA DE IMPRENSA

ACESSE POR AQUI

Conecte-se com o Instituto Mario Penna

  • facebook
  • instagram
  • youtube
  • linkedin
Copyright © 2020 Mario Penna. Todos os direitos reservados.CNPJ: 17.513.235/0001-80
Olá, como podemos ajudar?
imunify-bot-check

[cd_calculate_form]

[cd_calculate_form]