Com a conclusão do programa, médicos estão preparados para atuar em doze especialidades médicas. Algumas delas, chegam a ter 70 candidatos por vaga.
O Instituto Mário Penna (IMP) realizará, na próxima quinta-feira (14), a cerimônia de formatura de mais uma turma de médicos residentes e especializandos. Na solenidade, que acontecerá no Hospital Luxemburgo, serão diplomados os 44 médicos que participaram do Programa de Residência e Especialização do Instituto nos últimos anos.
Com a conclusão do programa, os profissionais estão preparados para atuar em doze especialidades: Anestesiologia, Cancerologia Cirúrgica, Cancerologia Clínica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Hematologia, Mastologia, Medicina Intensiva, Radioterapia, Urologia e Ginecologia Oncológica.
O programa é um dos mais concorridos do Estado e algumas especialidades chegam a ter 70 candidatos por vaga. Ao longo do curso, os médicos formandos realizaram atividades práticas de atendimento aos pacientes, além de discussões de diversos casos clínicos.
Segundo o coordenador da Comissão de Residência Médica do Instituto Mário Penna, Doutor Leonardo Chamon, o aprendizado dos residentes passa pelas mãos de uma equipe altamente capacitada. “Nosso corpo clínico dispõe de médicos capacitados e de diferentes áreas o que, para a qualidade do ensino e para o aprendizado do residente, é muito positivo”, afirma.
O IMP teve seu primeiro Programa de Residência Médica aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica em 2001, na especialidade de Clínica Médica. A partir daí,o Instituto foi credenciado a formar novos médicos em outras especialidades.
Desde a primeira turma de Residência Médica criada, foram formados centenas de novos especialistas que levaram consigo o IMP, o conhecimento adquirido e, principalmente, uma formação humanizada por todo o país.
Sobre o Instituto Mário Penna
O IMP é uma das principais instituições filantrópicas de saúde de Minas Gerais e é composto pelos Hospitais Mário Penna e Luxemburgo, a Casa de Apoio Beatriz Ferraz e o Núcleo de Ensino e Pesquisa. O Instituto tem mais de 60% dos seus pacientes provenientes do SUS, responde por cerca de 70% dos atendimentos dos novos casos de câncer da Região Metropolitana de Belo Horizonte e mais de 20% do total de novos casos em todo o estado. Anualmente, atende mais de 280.000 pessoas de cerca de 760 municípios de Minas Gerais e realiza mais de 1,3 milhões de procedimentos por ano.