O Mário Penna investe diariamente em estratégias que ampliem o acesso à vacinação dos pacientes e cada vez mais tem tido o reconhecimento pelo trabalho que realiza em Minas Gerais. Foi por inovar nas parcerias estratégicas para o acesso à saúde, que a instituição recebeu, junto ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE-BH), uma premiação pelo trabalho desenvolvido.
A homenagem aconteceu no Congresso Brasileiro em Defesa da Vacinação, nos dias 21 e 22 de novembro, promovido pelo Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação – Escola de Enfermagem da UFMG – (OPESV). O Mário Penna recebeu a condecoração como vencedora do eixo “Parcerias Estratégicas para Aumento das Coberturas Vacinais”. O trabalho submetido foi intitulado “Ampliação do acesso ao esquema vacinal para o paciente oncológico: uma parceria entre o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais de Belo Horizonte (CRIE-BH) e o Instituto Mário Penna/Hospital Luxemburgo”
O evento reuniu importantes nomes da saúde, como o diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Éder Gatti, equipe do Ministério da Saúde, e diversos profissionais e pesquisadores da área. Além de contextualizar sobre o panorama de vacinação no país, o Congresso celebrou as estratégias para a melhoria das coberturas vacinais e dos sistemas de informação e experiências voltadas para as boas práticas de vacinação.
A parceria do Mário Penna com o CRIE foi intensificada nesse ano de 2023. Foram traçadas uma série de ações conjuntas a fim de promover o acesso à vacinação do paciente oncológico. Uma delas foi o Dia D de Vacinação, realizado em agosto, que vacinou, em um dia, mais pacientes oncológicos da instituição do que todo o primeiro semestre de 2023.
Para Dr. José Mourão Neto, Diretor Técnico Assistencial da instituição, a premiação é o resultado de muito trabalho e dedicação. “Esse prêmio é motivo de grande orgulho para nós, pois é o resultado do comprometimento direto com a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes. Desenvolver parcerias estratégicas e colaborativas como essa, promove ao paciente da rede pública um acesso de cuidado integrativo e humano” afirma.
Tatianne Perdigão, gerente do CRIE-BH revela que receber essa premiação foi de extrema importância. “Representa a visibilidade do nosso serviço, a fim de que os pacientes tenham mais acessos às vacinas especiais diante da sua vulnerabilidade frente ao tratamento oncológico” afirmou.
Além de se destacar pela excelência no trabalho humanizado, a instituição se preocupa em garantir que seus pacientes estejam com a vacinação em dia. A imunização adequada garante um tratamento mais eficaz, com maiores chances de cura.