Representado pelo laço verde, o mês de setembro marca a Campanha de Prevenção ao Câncer de Intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal. Essa doença abrange todos os tumores no intestino grosso, reto (imediatamente antes do ânus) e ânus, e é o segundo tipo de câncer de maior incidência em homens e mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O câncer de intestino é tratável por meio cirurgia, podendo posteriormente precisar de quimioterapia e radioterapia. Vele ressaltar que ele é curável quando diagnosticado no início. Os principais fatores de risco para o aparecimento deste tumor são idade igual ou maior que 50 anos, excesso de peso corporal, alimentação pobre em fibras e rica em carnes processadas, como a salsicha, a mortadela, o presunto e o salame, por exemplo, e a ingestão excessiva de carne vermelha, acima de 500 gramas de carne cozida por semana.
Os sinais e os sintomas mais comuns que podem indicar essa doença são: sangue nas fezes, dor abdominal, perda de peso, anemia e alteração do hábito intestinal, alternando períodos de diarreia e prisão de ventre. Como essas alterações podem indicar outras doenças além do câncer de intestino, é muito importante que elas sejam investigadas por um médico, principalmente quando duram mais de uma semana.
Fique ligado! Esse tema também será abordado no Mário Penna Conecta do dia 22 de setembro com a Dra. Alice Capobiango.
- Texto escrito pela equipe de Educação Continuada