O Mário Penna teve a honra de receber em sua sede, neste sábado, 16, o Ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o Governador em exercício de Minas Gerais, Professor Mateus Simões e demais autoridades públicas para a inauguração da reforma de 10 novas alas de enfermaria, todas destinadas ao atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, além de celebrar mais essa grande conquista da instituição, apresentou às figuras públicas presentes o projeto “Jornada de Excelência do Paciente”, que por meio de ações integradas, pretende ampliar a qualidade da experiência do paciente oncológico e potencializar o cuidado integrado.
Com mais de 80% dos atendimentos a usuários do SUS, o Mário Penna, maior instituição de Minas Gerais no combate ao câncer, busca continuamente trazer mais conforto e qualidade de tratamento para os pacientes. A reforma das dez alas do Posto 04 vai ao encontro dessa premissa. A obra teve início em abril deste ano e se estendeu até setembro. Os recursos advindos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e representado pela Caixa Econômica Federal, possibilitaram a revitalização geral dos 10 apartamentos e banheiros com um investimento de R$ 670.920,71.
“Hoje é um dia muito importante, com a inauguração das enfermarias do Posto 04, que atende em especial os pacientes do SUS. Nós estamos fazendo uma programação de reformas e esse é o primeiro que estamos reformando. Estou muito satisfeito, porque tivemos aqui a participação do Ministro Padilha, do governo federal, que liberou o custo da reforma dessa ala e tivemos também a participação do Governador em exercício, Professor Mateus, que também é nosso grande parceiro” comentou Marco Antônio Leite, presidente do Instituto Mário Penna.
As autoridades conheceram o setor de Quimioterapia e outras unidades do hospital. A cerimônia de descerramento da placa de inauguração da reforma do Posto 04 aconteceu no Espaço Arte pela Vida. Em forma de agradecimento, Marco Antônio entregou placas de homenagem ao Ministro Alexandre Padilha e ao Governador em exercício de Minas Gerais, o Professor Mateus. O pianista Evan Megaro abrilhantou toda a cerimônia tocando durante o evento. Marco Antônio Leite, Ministro Padilha e Professor Mateus, tiveram momentos de falas. Além de parabenizar o trabalho realizado pela instituição, as autoridades reafirmam o compromisso de parceria para futuras conquistas.
“O tratamento do câncer exige uma incorporação tecnológica para um diagnóstico cada vez mais detalhado e ao mesmo tempo é sempre um espaço que requer humanização. A gente vê esse cuidado e carinho dos profissionais aqui do Instituto Mário Penna. Nosso compromisso é ajudar. É de fato importante construir um diálogo com os governos estaduais, municipais, com os setores de saúde e os setores econômicos que estão relacionados ao tratamento do câncer. É uma grande política no país, de qualificação no cuidado oncológico” afirmou o Ministro.
Para o Governador em exercício, o Mário Penna é um grande destaque na saúde pública de Minas Gerais. “É sempre uma alegria visitar o Mário Penna e eu queria dar os parabéns por esse trabalho que eu sei que é difícil. Vocês são nossa maior referência em tratamento oncológico SUS no estado. Como disse o Ministro, essa construção conjunta é essencial” destacou o Professor.
Logo em seguida, as autoridades, junto aos deputados federais e estaduais presentes passaram pelo Posto 04, onde prestigiaram o espaço inaugurado e puderam conversar com alguns pacientes atendidos no local. A visita foi encerrada em frente à parede de homenagem aos 39 residentes formados no Programa de Residência em 2022.
Durante a visita, a Diretoria do Mário Penna ainda apresentou às autoridades o projeto “Jornada de Excelência do Paciente”. Com a finalidade de desenvolver um conjunto de ações integradas para expandir e acelerar o rastreamento do câncer de mama, a instituição prioriza um atendimento célere e eficiente que propõe o cuidado integrado ao paciente. A proposta pretende zerar as filas para realização de exames, melhorar o acesso ao serviço oncológico especializado por meio da criação do “Núcleo de Matriciamento em Oncologia” e criar um modelo replicável de monitoramento da Jornada de Excelência dos pacientes oncológicos.