“Meu avô faleceu de câncer, meu pai faleceu de câncer, dois tios meus morreram de câncer. Eu não sou perfeito e não sou melhor do que ninguém. O que uma outra pessoa passou, eu também posso passar”. Com um movimento tímido segurando uma mão na outra e um olhar de quem puxava uma memória dolorida de um passado não tão distante. Foi assim que Ricardo Lana, paciente do Mário Penna há mais cinco anos, começou a relatar sua experiência com o tratamento oncológico e com a Pesquisa Clínica da instituição.
Ricardo Lana PimentelRicardo Lana Pimentel tem 46 anos e foi em 2017 que sua trajetória de combate ao câncer teve início. Diagnosticado com uma neoplasia de rim, Ricardo começou o tratamento naquele mesmo ano, fazendo uma cirurgia de retirada do órgão. Porém, 1 ano e 7 meses depois, a doença retornou na bexiga. Após muitas sessões de quimioterapia ele teve alta. Ainda assim, pouco tempo depois, Ricardo é novamente diagnosticado, dessa vez, com câncer na clavícula.
Com o emocional abalado, medos, muitas inseguranças e sem boas perspectivas para o futuro, foi assim que Ricardo afirmou ter se visto após o terceiro diagnóstico. Nesse cenário, em meio a tantas angústias, ele foi convidado a integrar os estudos da Pesquisa Clínica do Instituto Mário Penna. Já são quase dois anos dessa árdua caminhada que, segundo ele, apesar dos inúmeros desafios, tem compensado todos os esforços.
A Pesquisa Clínica é a área da pesquisa científica que envolve seres humanos, cujo objetivo principal é avaliar a segurança e eficácia de um medicamento ou procedimento em teste, por meio da coleta de informações em voluntários. O Mário Penna tem trabalhado para alcançar, cada vez mais, resultados promissores nessa área e trazer mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes oncológicos.
“A pesquisa foi uma experiência grandiosa para mim. Eu estava com um caroço de 14,5 cm no pescoço e já estava desesperado quando fui convidado para participar. Dei início em setembro de 2021 e, graças a Deus, está dando certo. O caroço hoje está com 1,4 cm. Nem sinto mais! É triste falar, mas a doença está aí”; destacou Ricardo.
Assim como das muitas que passam pela instituição, a história de vida de Ricardo Lana é a tradução da excelência do trabalho desenvolvido no Instituto Mário Penna. Um trabalho com foco no paciente, que conta com a dedicação e os esforços de muitas pessoas para ser concretizado de forma tão singular. Ricardo ainda comenta que integrar a pesquisa do Instituto vai muito além de acreditar em seu próprio tratamento, mas tem a ver com a busca de resultados e curas para o futuro de outros. “Tem pessoas que têm consigo a esperança de ajudar o próximo. Eu sou um deles;” concluiu.
Avanços na ciência: a Pesquisa Clínica do Instituto Mário Penna
Com o intuito de expandir os atendimentos e crescer cada vez mais na área da inovação científica, o setor da Pesquisa Clínica do Instituto Mário Penna tem avançado muito nos últimos anos. Tendo como principal meta promover melhorias na saúde e no bem-estar das pessoas com câncer, a pesquisa atualmente conta com cerca de 10 estudos diferentes em andamento, trazendo promissores resultados na vida dos pacientes do Mário Penna.
Desde 2022, a Unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação do Mário Penna tem se consolidado com um trabalho de grande relevância, que vem sendo possível pela parceria com grandes indústrias do ramo da saúde e da ciência. Essa união, além de viabilizar recursos para a execução do trabalho, tem possibilitado que o setor da pesquisa do instituto seja cada vez mais autossustentável.
Para Cíntia Lima, Coordenadora da Pesquisa Clínica da instituição, a união com as indústrias tem sido fundamental para um bom desempenho do trabalho prestado. “A parceria com a indústria farmacêutica faz com que o setor da Pesquisa Clínica esteja em melhoria contínua, para atender ao alto padrão de qualidade necessário na validação de uma nova droga.” Cintia ainda reforça que a Pesquisa Clínica se destaca como uma alternativa de tratamento para os pacientes, pela possibilidade de acesso a medicamentos promissores e pelo acompanhamento minucioso oferecido pela equipe.