Antes de falar da doença, vamos entender o órgão acometido. A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, que se situa logo abaixo da bexiga e na frente do reto. Ela é responsável por produzir o sêmen, líquido que contém os espermatozoides, liberado durante a relação sexual.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e atinge principalmente a terceira idade. Estima-se aproximadamente 65.840 novos casos entre 2020 e 2022, de acordo com INCA.
Conhecendo a importância do diagnóstico precoce e tratamento eficiente, o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Instituto Mário Penna busca inovações para ajudar a melhorar o trabalho do médico com decisões mais eficientes para os pacientes. Dentre os avanços alcançados, ressalta-se o uso da Inteligência Artificial aplicada no combate ao câncer.
Dr. Paulo Guilherme de Oliveira Salles, médico patologista e Diretor do NEP, já publicou dois artigos sobre o assunto e trabalha em colaboração com o grupo do Professor Geert Litjens e do Dr. Wouter Bulten, da Radboud University Nijmegen (Nijmegen, Holanda) – usando sistemas de Inteligência Artificial elaborados para apoiar os médicos patologistas no diagnóstico do câncer de próstata. Atualmente, o Dr. Paulo está recrutando novos pacientes para validar os algoritmos desenvolvidos e ratificar a importância do uso da Inteligência Artificial para diagnósticos rápidos e tratamentos cada vez mais personalizados.
Fique atento! Em breve vamos divulgar mais ações e novidades realizadas pelo NEP.
*Texto escrito pela equipe do NEP