Para o Instituto Mário Penna, março é um mês duplamente especial. Além de abraçar a campanha de prevenção ao câncer do colo do útero com o Março Lilás, a instituição também ressalta a força feminina para celebrar o Dia da Mulher. Por isso, uma programação especial foi desenvolvida com o apoio de parceiros e empresas referência em Minas Gerais que potencializaram o propósito das duas campanhas.
Durante a semana do dia 04 a 10 de março, o Shopping Cidade promoveu o Espaço Lilás, em parceria com o Mário Penna, como um lugar de transformação e acolhimento para conscientização sobre o câncer do colo do útero. Com programações interativas, o público recebeu dicas de maquiagem, spa das mãos, cuidados faciais e piercing day. Além disso, a Dra. Bárbara Marques, Oncologista da instituição, liderou uma roda de conversa para tirar dúvidas sobre a doença. Ao longo da programação, os materiais da campanha, como a revista oficial e as fitinhas da prevenção, também foram distribuídos para quem participou.
E as ações não poderiam ficar de fora do setor esportivo. No início do mês, o Mineirão recebeu a campanha Março Lilás na partida entre Cruzeiro e Uberlândia, válida pelo Campeonato Mineiro. O público presente recebeu as fitinhas da prevenção e acompanhou o VT oficial nos telões do estádio.
No Minas Tênis Clube, as jogadoras do time de vôlei feminino entraram em quadra com a faixa da prevenção que ressaltava a importância do Papanicolau como exame preventivo para o câncer do colo do útero. A ação foi realizada no jogo entre Minas e Osasco pela Superliga de Vôlei Feminino, em parceria com o Minas Tênis Solidário. Antes do apito inicial, os torcedores também receberam as fitinhas da campanha e assistiram ao VT oficial.
Com o tema “Mulheres prevenidas são ainda mais poderosas”, a campanha Março Lilás do Mário Penna foi convidada a participar do evento de mulheres da Amipão. Duas representantes da instituição participaram do painel de palestras. Dra Graziella Piló, Oncologista, abordou assuntos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero, e Vanessa Braga, Coordenadora do Núcleo de Gestão de Doações, mostrou as formas pelas quais o Mário Penna recebe as doações.
Campanhas internas
Em antecipação ao Dia da Mulher, pacientes e colaboradoras da Casa de Apoio Beatriz Ferraz receberam uma sessão de maquiagem. No Hospital Luxemburgo, as colaboradoras participaram de uma palestra sobre violência contra a mulher, ministrada por Aline Risi, escrivã da Polícia Civil de Minas Gerais e idealizadora e presidente do Instituto Amadas, de acolhimento à mulher em Minas Gerais.
No dia 8, todas as mulheres que trabalham no Mário Penna receberam um kit de frascos para viagem. Além disso, pacientes e colaboradoras que passaram pelo Espaço Arte pela Vida, no Hospital Luxemburgo, participaram de uma sessão de maquiagem em parceria com a Dailus. As primeiras mulheres a participarem da ação também foram presenteadas com um voucher de escova e reestruturação capilar no Salão Socila, na unidade São Bento. A cantora Rayane Boldrini deixou o dia ainda mais especial com uma apresentação musical. E, durante a tarde, a equipe de Humanização e Psicologia preparou uma sessão cinema, com o filme nacional “Angela”, de forma a complementar o debate sobre violência contra a mulher realizado na quinta-feira.
Para fechar a programação do Dia das Mulheres, duas pacientes participaram de um dia de beleza no Salão Socila, com direito a hidratação, corte e tintura no cabelo, além de maquiagem e unha.