No dia 18 de dezembro, a Volmape (Voluntários do Mário Penna), em parceria com a equipe de Radioterapia do Hospital Luxemburgo, inaugurou um stand para distribuição gratuita de lanches aos pacientes que aguardam atendimento na ala de radioterapia. A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais conforto e acolhimento durante o tempo de espera.
Djanira Saviott, coordenadora administrativa da Radioterapia, destacou a importância da ação, especialmente para pacientes que passam longos períodos no local devido ao tratamento. “A alta demanda diária muitas vezes torna o ambiente menos confortável. Com essa iniciativa, podemos oferecer um momento de cuidado e humanização“, afirmou. Segundo ela, o stand em pouco tempo de funcionamento já beneficiou diversos pacientes. “Deu para ver a satisfação no rosto deles. É uma ação de humanização que faz toda a diferença no nosso atendimento“.
Cléssia Pereira, Presidente da Volmape, também ressaltou a importância do projeto. “Encerrar o ano com esse novo ponto de atendimento na Radioterapia é uma alegria para todos nós. Essa oferta de lanches já existiu em outros momentos, mas, desde a pandemia, não havíamos conseguido retomá-la. Agora, com o apoio da Gisele Mesquita, coordenadora da equipe de Psicologia e Humanização, criamos um formato de autosserviço que atende tanto pacientes quanto acompanhantes”, explicou.
Ela ainda destacou o impacto simbólico do gesto: “Esse novo espaço traz conforto durante a espera. Além de se nutrir com um café quentinho, um suco ou um biscoito, os pacientes também recebem um gesto de carinho. Costumamos dizer que é um ‘café com carinho’, porque é isso que queremos transmitir: muito amor além do lanche.”
No dia da inauguração, foram oferecidos biscoitos (salgados e doces), café e suco, reforçando o cuidado com os detalhes e ampliando as ações de acolhimento dentro do hospital.