O último sábado, 02/12, foi cercado de conhecimento, aprendizagem e compartilhamento de experiências sobre inovação em oncologia. A segunda edição do Simpósio Mário Penna contou com renomados nomes da saúde e da ciência, e reuniu médicos, estudantes, representantes de grandes indústrias e colaboradores de instituições de saúde.
O evento teve sua primeira edição em 2022 e seguiu neste ano com um formato aberto e gratuito. O Simpósio aconteceu no campus da PUC Minas, em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da universidade. Os painéis tiveram início às 9h da manhã, com a aula magna da Dra. Annamaria Massahud, Secretária Adjunta da Sociedade Brasileira de Mastologia, cujo tema foi “Paciente BRCA mutada no segmento público – Estado de Minas Gerais”. Foram cinco mesas no total, mais de 20 palestrantes, com os mais diferentes temas e abordagens relacionadas ao tratamento oncológico.
O presidente do Mário Penna, Marco Antônio Leite, afirma que o Simpósio de Atualização em Especialidades Oncológicas já se consagrou no calendário anual da instituição. “Esse é um evento que a gente criou no passado e agora se consolida como um dos principais eventos do Mário Penna. Nós estamos investindo em educação e isso tem proporcionado ao instituto outros patamares dentro da questão oncológica.” comentou.
Tadeu Perona, diretor do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação do Mário Penna, enfatiza que essa edição contou com o apoio de vários colaboradores da instituição. “Esse Simpósio vem coroar todo um ano de trabalho da Unidade e vem realmente para agregar. Porque em um tratamento oncológico várias especialidades são importantes e necessárias.” ressalta o diretor.
Além de adquirir conhecimento, os participantes puderam interagir com representantes das maiores indústrias internacionais e nacionais, como AstraZeneca, Pfizer, Sanofi, Daiichi-Sankyo, Qiagen, Janssen, Astellas, Roche, Novartis, Thermo Fisher Scientific, Adium e Libbs. Todas elas apoiadoras do Mário Penna e patrocinadoras do evento. Os convidados puderam, ainda, conversar com palestrantes e tirar dúvidas. Os momentos de descontração durante o coffee e almoço foram espaço para o compartilhamento de experiências e aconteceram ao som da musicista Clara Dias.
Para Soraya Grossmann, diretora do ICBS-PUC Minas, o evento é uma grande oportunidade de democratização do ensino científico. “A parceria do ICBS com o Mário Penna cada vez mais se consolida com os eventos que são realizados conjuntamente. As duas instituições se preocupam muito com o ensino, a pesquisa e a extensão e isso faz com que a gente cada vez mais amplie e oportunize o aprendizado” afirmou Soraya.
O evento contou ainda com uma novidade: o lançamento da segunda edição da Revista Científica . O periódico traz o panorama da assistência ao câncer em Minas Gerais, cujo objetivo é descrever o cenário e as perspectivas da assistência ao câncer de mama em mulheres, que tenham histórico familiar da doença. Cada palestrante recebeu uma revista e o público também pôde ver alguns dos trabalhos dos pesquisadores.
Durante o Simpósio, os participantes também puderam contribuir com a causa do Mário Penna, doando para a instituição e adquirindo uma Agenda Mário Penna 2024. Cada doação contribuiu com o tratamento dos pacientes oncológicos da instituição..
Acesse a Revista Digital:
Acesse a Plataforma OJS: https://revista.mariopenna.org.br/mpj/issue/view/3