A IVECO, empresa de comercialização de caminhões e ônibus, também apoia a Campanha Outubro Rosa do Instituto Mário Penna. Neste mês, a empresa realiza uma websérie em conjunto com a instituição, para compartilhar informações de saúde, além de convidar pacientes e médicos para contar as suas histórias e tirar dúvidas. No decorrer deste mês, os vídeos serão publicados nas redes sociais do instituto.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, mil mulheres realizam durante o mês a mamografia preventiva no Instituto. Elas chegam encaminhadas diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
Campanha IMP – A Campanha Outubro Rosa do Instituto Mário Penna deste ano tem como tema “Com a prevenção, os números estão ao seu lado”.
Reafirmando o compromisso em cuidar da sociedade sempre da melhor maneira possível, o Instituto está realizando 500 mamografias gratuitas para mulheres que têm acima de 50 anos, que não fizeram o exame preventivo nos últimos dois anos. Elas fizeram a inscrição no início do mês, quando as vagas foram divulgadas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o diagnóstico precoce do câncer de mama tem a chance de cura de 95%.
As colaboradoras da instituição que também pertencem a essa faixa etária estão realizando a mamografia e ainda trazendo outra mulher que ama para ser submetida ao exame, sem custo algum.
Segundo Dra. Kerstin Kapp Rangel, coordenadora da residência médica de mastologia do Instituto Mário Penna, a mamografia deve ser realizada anualmente pela faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde para poder diagnosticar a doença em sua fase mais inicial. “A mamografia é o único exame capaz de reduzir em aproximadamente 30% a mortalidade por câncer de mama, pois permite a detecção da doença mais precocemente, antes do aparecimento das alterações palpáveis, possibilitando a cura em mais de 90% dos casos. O rastreamento do câncer de mama consiste na associação do exame clínico anual e da mamografia. O autoexame é capaz de detectar tumores em torno de 2,0 cm, mas queremos diagnosticar a doença bem antes disso.”; explica.
Medidas simples podem ajudar na prevenção: pratique atividades físicas regularmente; tenha uma alimentação saudável e equilibrada; mantenha um peso corporal adequado; não fume e evite o excesso de bebidas alcoólicas.
No último ano, quase 14 mil mamografias foram realizadas no Instituto Mário Penna. Além disso, aproximadamente 800 pacientes foram atendidos por especialistas de câncer de mama.