A Diretoria Executiva do Instituto Mário Penna, que assumiu a gestão no final de 2019, vem alcançando constantes melhorias, o que proporciona avanço no atendimento oferecido, aprimoramento do corpo clínico, além de resgatar a saúde financeira da instituição. Para ajudar ainda mais nesse processo, foi retomado na sexta-feira, 9 de abril, o Painel de Gestão, que consiste em um programa que mostra, em tempo real, o acompanhamento de dados e indicadores estratégicos da área assistencial e da área executiva da instituição, sendo uma ferramenta eficiente para a tomada de decisão diária.
O programa vem sendo alimentado há mais de um ano com dados que permitam que os gestores possam acompanhar com facilidade indicadores, números de atendimentos, desempenho financeiro e de procedimentos assistenciais, por exemplo. Isso faz com que as melhorias na instituição sejam realizadas de forma mais ágil e eficiente, além de reduzir custos com processos que, anteriormente, levavam um tempo maior para serem alcançados.
Com a implantação do Painel, o processo de gestão das informações ficará disponível de forma mais transparente, facilitando o trabalho e nivelando as informações entre os gestores. Ele pode ser acessado pela intranet, por um link ou até mesmo pelo celular. Com isso, o corpo gerencial passará a ter acesso rápido e fácil a dashboards assistenciais e financeiros, além de informações sobre mapa de pacientes internados, taxa de ocupação dos leitos, média de permanência, fluxo do quadro de colaboradores da instituição, custos e estoques.
“O desenvolvimento do Painel de Gestão vem sendo desenvolvido desde 2019 e agora vamos colocar em prática a primeira versão. Por meio dele poderemos acompanhar tudo que está acontecendo na instituição. O próximo passo é instalar televisores em vários pontos estratégicos do hospital para que todos possam acompanhar, em tempo real, os principais procedimentos e atendimentos que estão sendo realizados naquele momento. Isso vai ajudar muito também para o alcance das metas que possuímos e facilitar o trabalho de todos. É importante frisar que com essa dinâmica poderemos controlar melhor o fluxo de funcionamento de todos os setores, o que gera também uma grande redução de custos”; ressalta Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna.